DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL UNIFICADO DE ACOMPANHAMENTO DE ENSINO NO MBITO DO CENTRO DE TECNOLOGIA
Resumo
O projeto em questão tem como objetivo o desenvolvimento de um painel informativo como ferramenta de apoio à gestão dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT/UFC). Neste painel serão apresentados indicadores de turmas das disciplinas ofertadas aos diversos cursos, por seus respectivos departamentos, buscando aferir e, posteriormente, analisar e diagnosticar dificuldades enfrentadas pelos discentes e pelos cursos com as respectivas ofertas, ajudando, com isso, a aprimorar, não apenas o processo de demanda e oferta, mas também a avaliação contínua na busca por melhorias dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica. A ideia é refletir indicadores padrões, como reprovações, trancamentos e, no contexto especial de pandemia, as supressões. Além dos indicadores mencionados, os quais são diretamente relacionados com uma maior facilidade às dificuldades dos discentes. Também serão construídos indicadores que ajudarão no provimento de infraestrutura, para ajudar no processo de alocação de salas de aula. A ideia é que o painel seja dinâmico, de fácil compreensão, para tal serão utilizadas a maior possibilidade de informações de forma gráfica, utilizando o software Power BI para a elaboração do painel de acompanhamento do CT, o qual poderá ser utilizado posteriormente para tomadas de decisões referentes à oferta de disciplinas e outras medidas que visem a melhoria do desempenho acadêmico. Além disso, também focaremos no período de formação dos alunos, pois podem refletir pontos a ser analisados e melhorados, traçando paralelos com a quantidade de matrículas em disciplinas por semestre, todas essas informações serão usadas para alimentar o painel de acompanhamento, apoiando na tomada de decisão no que se refere ao âmbito do ensino.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.