EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PAIP NA PARTICIPAÇÃO DO SUBGRUPO “FAMÍLIA E SURDEZ”, VINCULADO AO GRUPO DE ESTUDOS/PESQUISA "EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR" - EDESPI
Resumo
Este resumo intenciona explanar sobre as experiências vivenciadas pela bolsista PAIP dentro do Subgrupo “Família e Surdez“, vinculado ao grupo de estudos Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos numa Perspectiva Interdisciplinar (EDESPI). Devido à pandemia ocasionada pela covid-19, o subgrupo Família e Surdez ocorreu no semestre 2021.1 de modo virtual. As reuniões foram quinzenais e recorreram às ferramentas digitais: a plataforma MEET para os encontros; o Classroom para o envio de textos; e o WhastApp para organização dos encontros em conjunto com cinco outros bolsistas, alunos do curso Letras Libras. Os encontros foram facilitados por duas professoras do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (Delles). O subgrupo conta com mais de vinte membros entre estudantes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, do Centro Universitário Fametro, do Centro Universitário Leonardo da Vinci, profissionais da área da Educação, da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A bolsista, graduanda do curso de Letras Libras, participou de maneira ativa nas discussões e escolhas de temáticas abordadas, já que os textos discutidos foram sugeridos pelos próprios participantes. Os temas trataram das relações da pessoa surda no seu ambiente familiar; do seu processo de aprendizagem escolar; do seu redescobrimento dentro da cultura surda, contribuindo assim para o processo identitário e fortalecimento da Língua. O caráter interdisciplinar das discussões possibilitaram reflexões e geraram espaço para o compartilhamento das experiências vivenciadas pela bolsista no tocante a sua realidade familiar, já que a mesma é filha de pais surdos; contribuiu para construção de saberes a respeito da língua de sinais, da cultura surda, garantindo maior conhecimento e autonomia da bolsista, determinantes para a sua formação e seu futuro exercício profissional.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Doth, S. de A., Cavalcante Benevides Loureiro, M., & Castelo Peixoto, R. (2021). EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PAIP NA PARTICIPAÇÃO DO SUBGRUPO “FAMÍLIA E SURDEZ”, VINCULADO AO GRUPO DE ESTUDOS/PESQUISA "EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E OS ESTUDOS SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR" - EDESPI. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4468. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77552
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.