EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
O projeto Experiências Profissionais em Ciências Sociais, adveio a partir da avaliação dos resultados dos últimos cinco anos feitos pela coordenação. O qual apontou uma demanda dos alunos, a respeito da falta de perspectivas profissionais no campo das ciências sociais, principalmente por parte dos alunos do bacharelado que não possuem estágio obrigatório ou disciplinas específicas na matriz curricular que abordem a temática do mercado de trabalho. Tendo em vista essa problemática, o projeto tem como objetivo discutir itinerários formativos indicando perspectivas de atuação profissional através da promoção de palestras e diálogos com os alunos sobre a formação acadêmica, currículo e mercado de trabalho com profissionais das ciências sociais. Outras atividades do projeto são “workshops” sobre os principais campos de atuação em cada área (sociologia, antropologia, política e educação). Além de impulsionar, através de redes sociais do projeto (@traquejar) que atualmente conta com cem seguidores, sendo grande parte discentes, informações sobre formação complementar, eventos e outras atividades que contribuam para a construção de uma visão mais ampla dos caminhos oferecidos pelas ciências sociais. Por fim, entende-se que o desenvolvimento de espaços para discutir vivências no campo das ciências sociais é de profunda necessidade, já que o cientista social não tem um eixo profissional específico e nem órgãos regulamentares, que definem reserva de vagas no mercado, diferentemente de outros cursos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.