IMPACTOS DA MENTORIA EM ORATÓRIA COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Italo Juan Garcia Ferreira
  • Beatriz Sombra Araújo
  • Ana Lívia Souza Florindo
  • Regnoberto Marques de Melo Junior

Resumo

A Mentoria em oratória e argumentação, realizada pela Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará, é um projeto convidativo a todos estudantes da Instituição, o qual não realiza distinção sobre o curso em que o aluno interessado esteja matriculado. Tal projeto se propõe a fornecer aos estudantes um direcionamento do conteúdo que deve ser trabalhado e estudado para aprimorar, além da sua oratória, seu repertório sociocultural. O método utilizado para tal é realizado através da figura de um mentor, uma função que é exercida por um membro experiente e integrante do projeto, que realiza aulas relacionadas à oratória e à persuasão e que solicita ao mentorado a realização de exercícios, como a participação em torneios de debates, treinos em oratória que são desenvolvidos de acordo com as necessidades dos participantes, bem como leituras sobre diversos temas e materiais para que este possa expandir seu repertório sociocultural, criando no estudante o hábito de uma rotina de estudos adequada, além do estabelecimento de uma relação de proximidade que permite que o aluno se sinta integrado ao ambiente acadêmico, visto relações fraternas são criadas ao longo do processo. O grande diferencial do projeto de Mentoria é a motivação fornecida pelos membros. O senso de pertencimento e união em um projeto com indivíduos com interesses e objetivos alinhados, além do próprio ambiente competitivo dos debates, estimula a busca por evolução pessoal não só no que tange à oratória e persuasão, mas também no desenvolvimento geral de habilidades de comunicação interpessoal e trabalho em equipe. O Objetivo do seguinte trabalho é analisar tais benefícios conferidos aos estudantes que participam da ação de mentoria, seja como mentor ou mentorado, sendo possível chegar a conclusão de que, por meio de tal experiência, os discentes sejam estimulados a dedicar-se em suas carreiras acadêmicas, além de encontrarem um espaço de mais acolhimento no ambiente universitário.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação