IMPACTOS DA MENTORIA EM ORATÓRIA COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A Mentoria em oratória e argumentação, realizada pela Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará, é um projeto convidativo a todos estudantes da Instituição, o qual não realiza distinção sobre o curso em que o aluno interessado esteja matriculado. Tal projeto se propõe a fornecer aos estudantes um direcionamento do conteúdo que deve ser trabalhado e estudado para aprimorar, além da sua oratória, seu repertório sociocultural. O método utilizado para tal é realizado através da figura de um mentor, uma função que é exercida por um membro experiente e integrante do projeto, que realiza aulas relacionadas à oratória e à persuasão e que solicita ao mentorado a realização de exercícios, como a participação em torneios de debates, treinos em oratória que são desenvolvidos de acordo com as necessidades dos participantes, bem como leituras sobre diversos temas e materiais para que este possa expandir seu repertório sociocultural, criando no estudante o hábito de uma rotina de estudos adequada, além do estabelecimento de uma relação de proximidade que permite que o aluno se sinta integrado ao ambiente acadêmico, visto relações fraternas são criadas ao longo do processo. O grande diferencial do projeto de Mentoria é a motivação fornecida pelos membros. O senso de pertencimento e união em um projeto com indivíduos com interesses e objetivos alinhados, além do próprio ambiente competitivo dos debates, estimula a busca por evolução pessoal não só no que tange à oratória e persuasão, mas também no desenvolvimento geral de habilidades de comunicação interpessoal e trabalho em equipe. O Objetivo do seguinte trabalho é analisar tais benefícios conferidos aos estudantes que participam da ação de mentoria, seja como mentor ou mentorado, sendo possível chegar a conclusão de que, por meio de tal experiência, os discentes sejam estimulados a dedicar-se em suas carreiras acadêmicas, além de encontrarem um espaço de mais acolhimento no ambiente universitário.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.