INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS EM FORMATO AUDIOVISUAL E SEUS IMPACTOS COMO FORMA ENGAJADORA DE EDUCAÇÃO.
Resumo
Em 2021, frente ao avanço do vírus Covid-19, a Universidade Federal do Ceará (UFC) optou por manter as atividades de ensino a distância, enfrentando sérios desafios no combate à evasão de estudantes, em especial no ciclo básico dos cursos de graduação em Engenharia. É notório que grande parte do corpo discente enfrenta dificuldades na conexão à Internet, o que prejudica o acompanhamento de aulas ao vivo e provoca falta de motivação para persistir no curso. Outros fatores associados à evasão estudantil neste período incluem: incertezas e falta de informação sobre retorno às aulas; infecção, hospitalização e falecimento de familiares ou amigos; frustrações de ordem emocional ou acadêmicas. A fim de buscar um maior engajamento por parte do alunado, este projeto propõe a produção de conteúdos pedagógicos em formato audiovisual, com o intuito de tornar a aprendizagem mais dinâmica e interativa, através da oferta de vídeo-aulas produzidas pelo professor da disciplina e editadas pelo bolsista do projeto, disponibilizadas online em um canal na plataforma YouTube. O objetivo deste trabalho é avaliar o uso do canal por estudantes de Engenharia e o formato de conteúdos já publicados, a fim de identificar novos formatos audiovisuais mais atraentes e engajadores. A metodologia utilizada foi a aplicação de um formulário eletrônico com perguntas sobre a percepção discente acerca dos conteúdos produzidos e seus reflexos em na aprendizagem. Para complementar estes resultados, foram analisadas as estatísticas de visualização do canal, incluindo critérios como quantidade de acessos e de likes e tempo assistido dos vídeos. A ideia é relacionar o engajamento pedagógico provocado pelo consumo dos conteúdos e a evasão estudantil nos cursos de engenharia, no período estudado. Espera-se com isto, promover uma melhor experiência educacional, com inovações no ensino online que podem ser adaptadas para o formato presencial.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vitor Duarte Coelho, J., & Estevao Rolim Fernandes, C. (2021). INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS EM FORMATO AUDIOVISUAL E SEUS IMPACTOS COMO FORMA ENGAJADORA DE EDUCAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4481. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77565
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.