LABORATÓRIO DE ROTEIROS E PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE
Resumo
O Laboratório de Desenvolvimento de Projetos e Roteiros Audiovisuais – LABORO nasceu como um suporte além da sala da aula para os alunos do curso de Cinema e Audiovisual na área do Roteiro. O projeto vê como necessidade o aprofundamento do estudo em roteiro por ser uma área importante no audiovisual e com constantes incentivos e oportunidades de trabalho, pois são lançados diversos editais para roteiristas, tanto para o Brasil, quanto para exemplos locais, como o Porto Iracema das Artes. O projeto recebe tanto alunos veteranos quanto estudantes do primeiro semestre. O LABORO acontece na forma de reuniões às segundas-feiras, simulando uma sala de roteiristas, em dois grupos. Um grupo é o de apresentadores: aqueles que naquela semana vão apresentar um projeto. O outro grupo é o de ouvintes e comentaristas: aqueles que comentam o projeto apresentado com sugestões de como e onde melhorar a ideia, a escrita, o que pode ser pesquisado para deixar o projeto de roteiro o melhor possível. Por causa das complicações da pandemia, o LABORO aconteceu de forma remota através de plataformas de reuniões virtuais. Como resultados, o projeto recebeu estudantes de vários semestres mostrando que há interesse na área de roteiro pelos estudantes. Além disso, o LABORO recebeu convidados que tiveram seus roteiros aprovados em editais e concursos para compartilhar a experiência deles e, assim, aproximando os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual ao mercado de trabalho. Pode-se perceber, então, que o LABORO foi além das atividades acadêmicas, desde sua proposta de ser algo extracurricular, até pelo fato de receber profissionais em roteiro. Sendo assim, os participantes dos encontros podem sair com um projeto mais preparado para apresentar em editais locais ou nacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.