LENDO ESCRITORAS FRANCÓFONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS BOLSISTAS EM UM PROJETO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

Autores

  • Bruna Cordeiro de Carvalho
  • Ana Rachel Pereira Ribeiro
  • Larissa Ferreira da Nóbrega
  • Adriana Almeida Colares
  • Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragao

Resumo

Este trabalho visa apresentar um relato de experiência sob o ponto de vista das bolsistas participantes do projeto Lendo escritoras francófonas e sua relevância para a formação de futuras docentes de FLE. Trata-se de um projeto que busca divulgar e motivar a leitura de obras escritas e publicadas a partir do século XX por escritoras oriundas de diversos países francófonos. Esta iniciativa faz parte de um projeto no âmbito da extensão (Casa de Cultura Francesa-CCF/UFC) e conta com uma professora coordenadora, uma professora membro e três alunas do curso de Letras-Francês, com bolsa da PROGRAD (PAIP). Aberto ao público em geral (com ou sem proficiência em língua francesa) e ocorrendo de forma remota em encontros quinzenais via Google meet, nós, bolsistas temos a oportunidade de entrar em contato com obras que não foram incorporadas pelo cânone e não estão inseridas em nossa grade curricular. As escolhas destas leituras ocorre de forma coletiva (professoras, bolsistas e participantes) e democrática. Para amparar nossas análises e discussões, preparamos uma seleção de fontes de pesquisa de diversos meios semióticos e disponibilizamos na plataforma Google Classroom. Além dos momentos de encontro e discussão, também elaboramos material de divulgação que é disponibilizado em nossas redes sociais (Instagram). O projeto se baseia na difusão de obras e na inclusão do público em geral, de modo que questões abordadas nestes textos e seu diálogo com a contemporaneidade estejam ao alcance de leitores não especializados em literatura e língua francesa.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação