MONITORIA EM NUTRIÇÃO: FORTALECENDO OS LAÇOS ENTRE OS ALUNOS E A UNIVERSIDADE DURANTE A PANDEMIA
Resumo
A pandemia de Covid-19 tem afetado a população mundial nas mais diversas áreas. No campo da educação, demonstra-se cada dia mais desafiadora a manutenção dos laços entre os estudantes e as instituições de ensino, sejam por questões de saúde física e mental dos discentes e docentes, pelo não acesso às novas tecnologias ou mesmo pela não adaptação à modalidade remota. Nas universidades públicas do Brasil, os encontros online ainda são uma realidade, permanecendo a evasão estudantil como um dos principais desafios enfrentados nesse momento. Diante disso, as ações em monitoria têm contribuído tanto no suporte aos professores na execução de tarefas por meio de novas metodologias e ferramentas, quanto na atenção às necessidades particulares dos universitários. E foi com esse objetivo que se desenvolveu a monitoria voluntária de apoio às ações acadêmicas no período da pandemia na disciplina de Nutrição, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Com o acompanhamento permanente aos alunos matriculados através de grupo de whatsapp, os monitores conseguiram dirimir dúvidas e facilitar o diálogo entre os estudantes e as professoras, realizando atualizações frequentes das atividades programadas. Além disso, foram promovidas aulas complementares de revisão e orientação, bem como a seleção de artigos, sugeridos como leituras adicionais. Através de planilha criada no google docs foram, ainda, atualizadas as presenças e a realização de tarefas pelos discentes, contribuindo com o acompanhamento da situação de cada um deles pelas docentes responsáveis pela disciplina. Mesmo com as desistências identificadas, pode-se concluir a importância das ações de monitoria, visto o bom desempenho, domínio e interesse dos alunos durante a apresentação das atividades finais, o que foi considerado pelas professoras, também, como resultado desse suporte prestado. Ademais, acrescenta-se o valor e a importância da experimentação da docência durante a graduação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.