NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Nicole Loureto Alves
  • João Rodrigo Arnaud da Cruz
  • Aurea Silva de Holanda

Resumo

O projeto de nivelamento de matemática surgiu devido à deficiência de aprendizagem de matemática observada em alunos ingressantes do curso de engenharia civil e à importância dos assuntos de matemática para um bom desempenho na disciplina de Fundamentos de Cálculo assim como ao longo do curso de Engenharia. O projeto tem como motivação reduzir as reprovações na disciplina Fundamentos de Cálculo, o tempo de conclusão do curso e a evasão. De início, foi realizado o mapeamento das defasagens matemáticas dos discentes a partir de uma avaliação diagnóstica que contou com questões de matemática básica. A partir das respostas dos discentes foi possível identificar assuntos com maior nível de deficiência, como: operações com frações, geometria analítica e operações com polinômios. No intuito de diminuir os erros dos alunos foram preparados encontros com o objetivo de revisar os assuntos de matemática, expondo a teoria do conteúdo e realizando a resolução de exercícios. Além disso, foram preparados materiais de consulta para os alunos reforçarem o exposto nos encontros do nivelamento. Mesmo que a atividade diagnóstica tenha mostrado expressivas deficiências matemáticas dos discentes, a adesão ao projeto em 2021.1 foi diminuindo ao passar dos encontros, visto que a participação não era obrigatória e, de acordo com o cenário da pandemia, os encontros eram remotos. Contudo nota-se que, para os alunos que participavam do projeto, as atividades realizadas no projeto de nivelamento foram importantes para mitigar lacunas na aprendizagem de matemática básica.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação