NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Resumo
O projeto de nivelamento de matemática surgiu devido à deficiência de aprendizagem de matemática observada em alunos ingressantes do curso de engenharia civil e à importância dos assuntos de matemática para um bom desempenho na disciplina de Fundamentos de Cálculo assim como ao longo do curso de Engenharia. O projeto tem como motivação reduzir as reprovações na disciplina Fundamentos de Cálculo, o tempo de conclusão do curso e a evasão. De início, foi realizado o mapeamento das defasagens matemáticas dos discentes a partir de uma avaliação diagnóstica que contou com questões de matemática básica. A partir das respostas dos discentes foi possível identificar assuntos com maior nível de deficiência, como: operações com frações, geometria analítica e operações com polinômios. No intuito de diminuir os erros dos alunos foram preparados encontros com o objetivo de revisar os assuntos de matemática, expondo a teoria do conteúdo e realizando a resolução de exercícios. Além disso, foram preparados materiais de consulta para os alunos reforçarem o exposto nos encontros do nivelamento. Mesmo que a atividade diagnóstica tenha mostrado expressivas deficiências matemáticas dos discentes, a adesão ao projeto em 2021.1 foi diminuindo ao passar dos encontros, visto que a participação não era obrigatória e, de acordo com o cenário da pandemia, os encontros eram remotos. Contudo nota-se que, para os alunos que participavam do projeto, as atividades realizadas no projeto de nivelamento foram importantes para mitigar lacunas na aprendizagem de matemática básica.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.