NOVAS ABORDAGENS DE AMBIENTAÇÃO DE COMBATE A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GEOLOGIA DA UFC.
Resumo
A evasão no ensino superior foi abordada no trabalho a partir de quatro seções para o entendimento da integração do estudante à universidade: (a) o ajustamento da grade acadêmica dos ingressantes, (b) o ajustamento relacional-social, (c) o ajustamento pessoal-emocional e (d) o incentivo à permanência por meio do comprometimento com a instituição. Buscou-se apreender o entorno cultural, econômico, social e institucional do fenômeno e aderir à caracterização psicológica do universitário quanto a integração à esfera do ensino superior e à universidade, bem como sua relação com a área de formação, na formulação de itens que caracterizassem a evasão. A partir de tal metodologia foram elaboradas tabelas analíticas embaladas em uma teoria de resposta ao item, pré-estabelecida, que serviram de base para a construção de gráficos e obtenção de correlações positivas e negativas. O estudo contou com a participação de 42 alunos, que cursaram o primeiro ano do curso de Graduação em Geologia da UFC em 2021. Os resultados demonstraram que mediante a constante fragilidade do sistema de ensino e os obstáculos apresentados devido à recente pandemia de covid-19 enfrentada pela população brasileira, o corpo docente e o núcleo administrativo com diligência mantiveram-se constantes em prezar pela atenção à dimensão psicológica e social dos alunos, bem como o auxílio às necessidades logísticas em relação ao ajuste social e emocional dos alunos; foram analisados sobre a ótica de estudos de referência no assunto e nortearam a elaboração de estratégias eficientes para a capacitação intelectual, afetivo-emocional e social do estudante de graduação em Geologia, visando reduzir a evasão e consolidar um ensino transformador e criativo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.