NÚCLEO DE ESTUDOS EM LATICÍNIOS EM APOIO AO ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Resumo
As atividades realizadas no projeto PAIP - Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência objetivam incentivar o estudo sobre laticínios para alunos do curso de Engenharia de Alimentos/CCA/UFC, favorecendo a integração deles no Núcleo de Estudos em Laticínios (NEL) e a permanência dos discentes na Universidade. Foram realizados encontros semanais às terças-feiras, no horário de 18 horas, por meio da plataforma Google Meet, com cerca de 33 integrantes. As atividades abordadas durante o ano de 2021 foram: estudos de casos voltados aos derivados lácteos, nos quais houve discussão e esclarecimentos com base em notícias e fontes acadêmicas; práticas remotas de processamento de lácteos, onde cada participante elaborou um produto usando o leite e derivados como matérias-primas em sua casa, registrando sua produção (fotos e vídeos) para apresentação; desenvolvimento teórico de novos produtos lácteos em que cada equipe criou um produto inovador baseado nas tendências para laticínios; organização e participação de palestras ministradas por estudante de graduação, por estudante da pós-graduação e por convidada especial, Engenheira de Alimentos nacionalmente reconhecida, Cristina Leonhardt, a “Sra. Inovadeira”. Após a execução das atividades propostas, foi aplicada pesquisa de avaliação por meio de formulário eletrônico, a qual obteve 33 respostas. As atividades favoritas foram: desenvolvimento de produto (36,4%), palestras (30,3%), práticas remotas (21,2%) e estudos de casos com 12,1% dos votos. Cerca de 75,8% dos alunos responderam que o NEL “favorece muito” a permanência na universidade e 24,2% responderam que “favorece”. É notável a contribuição significativa do projeto para o incentivo à permanência dos discentes, pois eles têm a oportunidade de maior contato com a área de laticínios e de interagir com colegas de outros semestres do curso de Engenharia de Alimentos. Ademais, o PAIP fortalece a integração entre discentes e docentes durante a graduação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.