O GÊNERO DIGITAL FÓRUM NA DISCIPLINA DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS: CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO
Resumo
Com a modernização e aumento do uso das ferramentas digitais no âmbito social e acadêmico, percebe-se o crescimento de vários gêneros digitais que têm como função adaptar-se a novos meios sociais. Nesse sentido, o gênero fórum digital, muito utilizado no formato EAD, é de extrema importância, pois apresenta as características originais de um gênero já existente (fórum) e permite a interatividade em ambiente virtual. Nesse sentido, o presente trabalho analisou o fórum “Papel e Identidade de Gênero" da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais no semestre 2021.1, com o intuito de demonstrar as características gerais presentes nesse gênero, na perspectiva de Reis e Souza (2010), como por exemplo, a interação do participante em tempo postergado, a presença de um mediador e discussões reflexivas assíncronas com o uso elaborado da linguagem; além de observar as contribuições para o processo de aprendizado. No fórum, foram analisados qualitativamente, os seguintes aspectos: o que foi proposto, três postagens aleatórias de cinco alunos diferentes no fórum em questão e a interação do mediador. Observou-se que as características do fórum eram visíveis, permitindo o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos com o uso satisfatório da linguagem de acordo com o que foi proposto para a discussão. Ainda durante a análise, foram identificadas contribuições para o processo de aprendizagem , pois tem-se a troca de conhecimentos de forma ativa dos alunos, o incentivo à escrita e a interação ativa do mediador, fornecendo feedback e adicionando informações. Sendo assim, conclui-se que o fórum é um gênero importante para o formato EAD, pois incentiva o criticismo dos alunos, a interação e o conhecer compartilhado. Agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.