O GÊNERO DIGITAL FÓRUM NA DISCIPLINA DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS: CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO

Autores

  • Jefferson Elson Santos de Melo
  • Antonia Mirela Martins Gomes
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

Com a modernização e aumento do uso das ferramentas digitais no âmbito social e acadêmico, percebe-se o crescimento de vários gêneros digitais que têm como função adaptar-se a novos meios sociais. Nesse sentido, o gênero fórum digital, muito utilizado no formato EAD, é de extrema importância, pois apresenta as características originais de um gênero já existente (fórum) e permite a interatividade em ambiente virtual. Nesse sentido, o presente trabalho analisou o fórum “Papel e Identidade de Gênero" da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais no semestre 2021.1, com o intuito de demonstrar as características gerais presentes nesse gênero, na perspectiva de Reis e Souza (2010), como por exemplo, a interação do participante em tempo postergado, a presença de um mediador e discussões reflexivas assíncronas com o uso elaborado da linguagem; além de observar as contribuições para o processo de aprendizado. No fórum, foram analisados qualitativamente, os seguintes aspectos: o que foi proposto, três postagens aleatórias de cinco alunos diferentes no fórum em questão e a interação do mediador. Observou-se que as características do fórum eram visíveis, permitindo o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos com o uso satisfatório da linguagem de acordo com o que foi proposto para a discussão. Ainda durante a análise, foram identificadas contribuições para o processo de aprendizagem , pois tem-se a troca de conhecimentos de forma ativa dos alunos, o incentivo à escrita e a interação ativa do mediador, fornecendo feedback e adicionando informações. Sendo assim, conclui-se que o fórum é um gênero importante para o formato EAD, pois incentiva o criticismo dos alunos, a interação e o conhecer compartilhado. Agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação