O PROJETO TORNAR-SE PSI
Resumo
Atuar enquanto profissional na área de saúde mental e demais campos da Psicologia exige de quem ocupa essa posição, como os estudantes em situação de estágio, uma atenção especial dirigida ao cuidado do seu próprio bem-estar psíquico. Sendo assim, torna-se crucial a possibilidade de se engajar numa psicoterapia como paciente, já que estagiários/as e psicólogos/as se deparam rotineiramente com intensas modalidades de sofrimento e adoecimento mental que podem lhes afetar de forma que até mesmo a qualidade da sua intervenção psicológica seja prejudicada, assim como a do seu próprio psiquismo. Ademais, estar do lado do paciente/cliente pode também possuir uma função pedagógica na formação de futuros psicólogos. Diante disso, o Programa de Atenção Integrada pela Vida (PÃIM) adotou o papel de contribuir para o cuidado e para a formação de estagiários de Psicologia através do projeto Tornar-se Psi. O objetivo deste resumo é falar de como se deram os planejamentos e ações desse projeto de extensão no ano de 2021. O Tornar-se Psi tem o intuito de oferecer psicoterapia de longa duração realizada por graduados em Psicologia a estudantes de Psicologia em situação de estágio obrigatório, que estejam no final da graduação e tenham vulnerabilidade socioeconômica. Para cumprir o objetivo deste resumo, a metodologia adotada foi a de relato de experiência, que se deu também a partir da leitura dos dados colhidos dos formulários de inscrição dos estagiários. Atualmente, o Tornar-se Psi tem 9 psicólogos voluntários, que atendem a 10 estagiários em Psicologia, sendo 6 (60%) desses estagiários alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, conclui-se que o Tornar-se Psi tem sido efetivo na proposta de contribuir para a permanência discente na UFC através da promoção e do cuidado em saúde mental.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.