OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE OS DESEMPENHOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS DE MONOGRAFIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FEAAC/UFC

Autores

  • Marcos Paulo Vieira Correa Filho
  • Marco Antonio Vasconcelos Monteiro Filho
  • Maria Eduarda Azevedo Thiago
  • Denise Maria Moreira Chagas Correa

Resumo

No contexto de pandemia do COVID-19, mundialmente vivido desde 2020, foi necessário isolamento e remanejamento de atividades para modo remoto. Na Universidade Federal do Ceará isso não foi diferente, de forma que, desde o semestre 2020.1, os processos pedagógicos precisaram ser adaptados para o modo exclusivamente remoto, próprio do ensino à distância (EAD), trazendo desafios a todos. Por sua vez, a disciplina de Monografia em Ciências Contábeis é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, uma vez que trata do trabalho de conclusão de curso. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar o ensino-aprendizagem da disciplina de Monografia em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, no contexto da pandemia do Covid-19. A avaliação ensino-aprendizagem é muito útil pois seus resultados podem ser utilizados de forma a reforçar o uso ou o ajuste de práticas docentes. Assim, foi realizada uma análise longitudinal de 2020.1 ao 2021.1, bem como dos três semestres que antecederam a pandemia, de modo a comparar tais resultados. Os discentes foram acompanhados pelo docente orientador e pelo docente da disciplina, sendo o acompanhamento e as defesas 100% de forma remota. Os resultados apontaram que no período da pandemia, as matrículas caíram 10,3%. A quantidade de alunos aprovados caiu em 16,1%, portanto, em proporção superior à queda das matrículas, as reprovações caíram 52,5% e os trancamentos aumentaram 550%, impulsionados pela possibilidade de supressão, que não traz prejuízo ao histórico nem ao índice de rendimento acadêmico dos discentes. Assim, a queda acentuada nas reprovações se justifica pelo aumento dos trancamentos com as supressões, pois os discentes vêm exercendo a faculdade que lhes está sendo conferida, evitando reprovações. A análise dos índices de aprovações é diferenciada entre as turmas, logo conclui-se que os processos pedagógicos utilizados pelos docentes podem influenciar os desempenhos discentes.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação