PERSONALIZAÇÃO DE PLATAFORMA ONLINE DE ACESSO AOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE DESENHO PARA ENGENHARIA

Autores

  • Bruno Marvin Rodrigues do Nascimento
  • Eugenio de Castro
  • Ivan Diniz Lopes
  • Patrick Ribeiro Leitão
  • Cely Martins Santos de Alencar

Resumo

A Pandemia do Covid-19 trouxe implicações, muitas delas inéditas, e na educação superior foram necessárias mudanças das aulas presenciais por aulas remotas. A disciplina de Desenho para Engenharia é oferecida aos alunos recém ingressados nas engenharias, e assim como outras disciplinas foram necessárias adaptações. Diante dessa situação, foram necessárias novas abordagens na metodologia de ensino e na forma de aprendizagem. Empiricamente, percebe-se que o ambiente de sala de aula muitas vezes não supre totalmente as dúvidas dos alunos, há também, aqueles que somente percebem alguma dificuldade na matéria quando estão revisando o conteúdo fora da sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é a criação e desenvolvimento do site personalizado para a disciplina de Desenho para Engenharia surge como uma forma de proporcionar uma possibilidade a mais na compreensão dos discentes com relação à cadeira. Desenvolvido a partir da plataforma fornecida pelo Google, o site para a disciplina de DPE (Desenho para Engenharia) foi iniciado na metade do ano de 2021, e se encontra em desenvolvimento, disponibilizando aos discentes uma média de 16 video-aulas e 25 conjuntos de slides, permeando os diferentes módulos da disciplina. Além das atividades citadas acima, estamos elaborando um conjunto de atividades de revisão básicas para cada módulo, de modo a fixar o conteúdo aprendido. Espera-se que após a aplicação do site, como um reforço no aprendizado, os discentes consigam ter uma melhora de rendimento, seja em avaliações, como em sala de aula, além de maior engajamento entre discente, docente e plataforma virtual. Pode-se concluir que este trabalho está auxiliando tanto os alunos a estarem mais focados e atualizados, quanto aos professores a manterem um contato, mesmo que virtual, mais próximo dos alunos. Além disso, o ambiente virtual personalizado serve como curadoria para os alunos obter os conteúdos direcionados.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação