PONTE ENTRE COORDENAÇÃO E ALUNOS: UMA PROPOSTA DE RODAS DE CONVERSA PARA AUXILIAR DISCENTES NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO DA UFC

Autores

  • Jamilly Linhares de Sousa
  • Ashley Evelyn Reátegui Saraiva
  • Katia Cilene David da Silva

Resumo

O fenômeno da evasão, um dos grandes problemas enfrentados pela educação pública brasileira, atualmente, pode ser causado, além da questão financeira, por distintos fatores. Um fator pertinente e que influencia no processo de evasão, e muitas vezes até no impedimento de ingresso em uma graduação, é a falta de informação sobre determinado curso. Pensando no problema da desinformação dos alunos sobre muitos aspectos do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas e tendo o intuito de contribuir com o preparo acadêmico dos estudantes, a Coordenação do curso supracitado realizou uma série de rodas de conversa que visaram um diálogo mais estreito com os discentes da graduação, contando com o suporte das bolsistas do Projeto Movimentando o Espanhol - MOVE do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência - PAIP. Nestes encontros foram debatidos temas relevantes em torno do meio acadêmico e administrativo, como a análise do Projeto Pedagógico do Curso, esclarecimentos sobre as horas complementares e apresentação das monitorias em andamento. No total, foram programados seis encontros online, estes distribuídos entres os meses de julho até novembro, sendo proposto um questionário, elaborado via Google Forms e enviado por e-mail, para os participantes do evento a fim de coletar e analisar informações sobre suas opiniões acerca das rodas de conversa. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o vínculo dos alunos, dando enfoque aos recém-ingressos, com o suporte da coordenação do curso, além de relatar como foi a recepção dos alunos a respeito das rodas de conversa, assim como destacar os principais pontos a serem considerados em eventos futuros destinados aos discentes.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação