PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA: ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE FARMÁCIA DA UFC NOS SEMESTRES 2019.1, 2019.2, 2020.1 E 2020.2 E FATORES CONTRIBUINTES À EVASÃO

Autores

  • Ketiley Felicio da Costa
  • Zirlane Castelo Branco Coelho

Resumo

Sabendo que a evasão é uma realidade presente nos cursos de graduação das instituições de ensino em geral, o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) tem como objetivo minimizar a evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esse estudo visa acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos ingressantes no curso de farmácia da UFC nos semestres de 2019.1, 2019.2, 2020.1 e 2020.2 a fim de identificar fatores motivadores à evasão. Os dados do estudo foram obtidos via Sistema Integrado de Gestão da UFC e analisados no Excel 2010. Em 2019.1 foram 64 ingressantes e matriculados 52 alunos. Destes, 18 alunos tiveram insucessos em disciplinas e houve 8 desistências do curso. Em 2019.2 foram 73 ingressantes e 58 matriculados, 11 alunos tiveram insucessos em disciplinas em até dois semestres analisados, tendo 2 desistências e 5 suprimiram disciplinas. Em 2020.1, 67 ingressantes, 53 matriculados e 11 insucessos. Dois alunos com insucessos em todas as disciplinas matriculadas, 3 suprimiram todas as disciplinas e 1 aluno aprovado em todas as disciplinas não retornaram no semestre seguinte. Em 2020.2, dos 55 alunos que ingressaram, 48 matricularam-se. Nenhuma reprovação e 3 alunos suprimiram todas as disciplinas matriculadas. As disciplinas com maior índice de reprovação e de supressão, foram: Histologia e Embriologia Geral, Química Orgânica Teórica I, Físico-Química e Química Analítica I aplicada à Farmácia. Durante os 4 semestres acompanhados os motivos para desistência ou abandono foram motivados por mudança de curso, insucesso nas disciplinas, discente cursando duas faculdades que optou por uma e dificuldade de conciliar a graduação com vínculo empregatício. Logo, conclui-se que o insucesso nas disciplinas matriculadas é um fator significante, mas não é o fator determinante para abandono do curso. A supressão em dois períodos no semestre pode ser um fator atenuador de déficit no rendimento escolar, além dos motivos já descritos.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação