PROJETO: QUEM CHEGA QUER ACOLHIMENTO: AÇÕES QUE ESTIMULAM A PERMANÊNCIA E AMBIENTAÇÃO DOS INGRESSANTES EM DESIGN-MODA
Resumo
O presente projeto possui o intuito de desenvolver atividades de caráter terapêutico e informativo que colaboram na adaptação dos estudantes ingressantes do curso Design-Moda ao ambiente acadêmico. Dentre as atividades inerentes ao projeto estão: a ministração de oficinas terapêuticas, divulgação de informações relacionadas ao curso e correlatos, e ainda, momentos para tirar dúvidas. Com base nisso, este trabalho tem como objetivos: expor as iniciativas de acolhimento e estímulo à permanência dos estudantes ingressantes de Design-Moda; e ainda, evidenciar como elas estão contribuindo no processo de ambientação e receptividade destes discentes. O referido trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo com caráter descritivo. O procedimento utilizado para realização deste estudo é a pesquisa-ação. No início do semestre 2021.1, os estudantes ingressantes de Design-Moda foram divididos em três turmas, as quais seriam monitoradas pelas bolsistas do presente projeto. Cada bolsista criou um grupo em um aplicativo de mensagens, WhatsApp, que possuem como intuito central a divulgação de informações acerca do curso, dentre outras, e também, tem servido como principal canal de comunicação entre monitoras e discentes. As oficinas terapêuticas ministradas pelas bolsistas têm sido a atividade que mais instigou estes estudantes. Estas são realizadas uma vez por semana, e desenvolvem iniciativas lúdicas e que estimulam a criatividade, tais como as práticas de colagens, desenhos e técnicas manuais. As oficinas têm promovido, além das atividades previstas, a criação de espaços de diálogos, troca de experiências e aproximação entre eles. Em suma, as iniciativas do projeto têm proporcionado resultados positivos com relação ao objetivo geral do projeto que consiste em: acolher e estimular a permanência dos ingressantes. A cada dia, os estudantes em questão se posicionam de forma favorável às ações do projeto, especialmente, aos momentos vivenciados nas oficinas terapêuticas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.