PROJETO: QUEM CHEGA QUER ACOLHIMENTO: AÇÕES QUE ESTIMULAM A PERMANÊNCIA E AMBIENTAÇÃO DOS INGRESSANTES EM DESIGN-MODA

Autores

  • Maria Erlane Mendonca Lima
  • Brenda Luiza Lobo Félix
  • Cyntia Tavares Marques

Resumo

O presente projeto possui o intuito de desenvolver atividades de caráter terapêutico e informativo que colaboram na adaptação dos estudantes ingressantes do curso Design-Moda ao ambiente acadêmico. Dentre as atividades inerentes ao projeto estão: a ministração de oficinas terapêuticas, divulgação de informações relacionadas ao curso e correlatos, e ainda, momentos para tirar dúvidas. Com base nisso, este trabalho tem como objetivos: expor as iniciativas de acolhimento e estímulo à permanência dos estudantes ingressantes de Design-Moda; e ainda, evidenciar como elas estão contribuindo no processo de ambientação e receptividade destes discentes. O referido trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo com caráter descritivo. O procedimento utilizado para realização deste estudo é a pesquisa-ação. No início do semestre 2021.1, os estudantes ingressantes de Design-Moda foram divididos em três turmas, as quais seriam monitoradas pelas bolsistas do presente projeto. Cada bolsista criou um grupo em um aplicativo de mensagens, WhatsApp, que possuem como intuito central a divulgação de informações acerca do curso, dentre outras, e também, tem servido como principal canal de comunicação entre monitoras e discentes. As oficinas terapêuticas ministradas pelas bolsistas têm sido a atividade que mais instigou estes estudantes. Estas são realizadas uma vez por semana, e desenvolvem iniciativas lúdicas e que estimulam a criatividade, tais como as práticas de colagens, desenhos e técnicas manuais. As oficinas têm promovido, além das atividades previstas, a criação de espaços de diálogos, troca de experiências e aproximação entre eles. Em suma, as iniciativas do projeto têm proporcionado resultados positivos com relação ao objetivo geral do projeto que consiste em: acolher e estimular a permanência dos ingressantes. A cada dia, os estudantes em questão se posicionam de forma favorável às ações do projeto, especialmente, aos momentos vivenciados nas oficinas terapêuticas.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação