SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS INTERAÇÕES DISCENTES DENTRO DO ENSINO REMOTO E DO ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
O trabalho tem como objetivo comparar a participação dos discentes do ensino remoto e da educação a distância (EaD) no contexto da graduação na UFC. Levando em consideração o contexto pandêmico, disciplinas que antes seriam ministradas presencialmente passaram a utilizar os meios digitais para dar continuidade aos seus cronogramas de forma remota. Portanto, fez-se necessário acompanhar mais de perto a atuação dos educandos perante os desafios do novo formato ao qual foram submetidos. Dessa forma, foi realizado um estudo quantitativo, entre os meses de Maio e Julho de 2021, com 36 alunos da disciplina Tecnodocência, Cibercultura e Educação e 26 alunos da disciplina Tecnodocência EaD. Os dados consistem em contabilizar todas as mensagens enviadas pelos discentes dentro das plataformas digitais utilizadas durante o decorrer das disciplinas. Diariamente os dados são coletados e organizados em planilhas, a partir das quais são obtidas a quantidade total de mensagens recebidas diariamente. Comparam-se quantitativamente as interações dos alunos em disciplinas semelhantes, mas em formatos diferentes. A disciplina de ensino remoto faz uso de aulas síncronas uma vez por semana e trabalhos em grupo, enquanto a disciplina EaD faz uso de aulas assíncronas e trabalhos individuais. Dessa forma, foi percebido que a disciplina de ensino remoto manteve suas interações mensais constantes, totalizando uma média de 169 interações por mês. Em contrapartida, a disciplina EaD apresentou grandes oscilações mensais, garantindo uma média de 136 interações ao mês. Mesmo com diferenças entre as médias, percebeu-se que no mês de Junho as disciplinas obtiveram um número de interações próximo, onde a disciplina de ensino remoto atingiu 246 interações e a disciplina de ensino a distância auferiu 231 interações. O recolhimento e a contabilização desses dados deve perdurar até Setembro de 2021, coincidindo com o final do semestre.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.