SMD EMPREENDE: DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO NO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Raoni Coelho Vieira
  • Thais Gomes Carlos
  • Henrique Barbosa Silva

Resumo

O curso de Sistemas e Mídias Digitais tem um grande potencial empreendedor, por sua multidisciplinaridade, flexibilidade da grade curricular e desenvolvimento constante de projetos por parte dos alunos. Dessa forma, o empreendedorismo é uma forte alternativa, dos alunos, para a carreira profissional, ocupação e fonte de renda. Assim, todo esse potencial pode ser ainda mais desenvolvido por meio da disseminação da cultura empreendedora no curso, incentivando a proatividade dos alunos para o aprimoramento no tema, e da educação empreendedora, responsável por capacitar os alunos a aplicarem as ideias de seus empreendimentos na prática. Para isso, o projeto busca apresentar aos atuais alunos do curso as experiências vividas por alunos egressos que hoje são empreendedores, políticas de incentivo ao empreendedorismo adotadas pela universidade e projetos de educação empreendedora feitos por universitários, como as empresas juniores. As apresentações são realizadas por meio de palestras online, com convidados das áreas de interesse do projeto, e as inscrições são feitas por meio de formulários com perguntas sobre as percepções em relação ao tema. Ao final do evento é enviado aos participantes um formulário de avaliação para computar o aproveitamento da palestra. Para fazer a divulgação dos eventos foi criada uma identidade visual, com uso das cores azul, passando profissionalismo e credibilidade, e amarelo, passando desenvolvimento e jovialidade, além da criação de uma página no Instagram, com a apresentação das palestras e direcionamento para os formulários de inscrição, como também a divulgação de editais e discussões sobre assuntos relacionados. Os dados adquiridos pelos formulários demonstram uma avaliação positiva dos eventos, além de aumento do interesse e percepção dos alunos acerca do empreendedorismo. Assim, percebemos que um direcionamento inicial a respeito do tema é positivo, por criar interesse no aluno e mostrar meios para ele se aperfeiçoar no assunto.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação