SOFTWARES E APLICATIVOS DE ESTUDO E AVALIAÇÃO: O BLOG DA TECNODOCÊNCIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as característica do blog da Tecnodocência, uma vez que disponibiliza a discentes e docentes softwares e aplicativos que possam auxiliá-los nos processos de ensino e de aprendizagem. Em geral, os discentes apresentam dificuldade em utilizar as tecnologias digitais para estudar, muitas vezes porque não conhecem sua existência. Em contrapartida, os docentes também apresentam dificuldades em encontrar material específico para utilização na docência. Concentrar softwares e aplicativos em um espaço virtual, voltados para o ensino e a aprendizagem podem auxiliá-los nesses processos. O blog desenvolvido expõe semanalmente pelo menos 3 aplicativos ou softwares voltados para o ensino e a aprendizagem. Foi criado em 2012, e sua primeira publicação ocorreu em 01 de fevereiro do referido ano. Conta com um total de 226 aplicativos, sendo 55 relacionados às disciplinas de exatas, 21 relacionados às disciplinas de humanas, 22 relacionados às disciplinas de biológicas, 44 relacionados às disciplinas de linguagem e 84 relacionados às demais disciplinas como: música, fotografia, dentre outros que monitoram o tempo de estudo do estudante. Existem ainda aqueles que auxiliam os alunos que precisam se preparar para o Enem. Os softwares enviados ao blog são divulgados pela rede social Instagram e Facebook da Tecnodocência, além dos grupos de alunos do WhatsApp que estão inclusos em diversas disciplinas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Tecnodocência. Os dados coletados do blog são armazenados em banco de dados específico para segurança das informações.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.