TER 2.0 – TECNOLOGIAS E DINÂMICAS NO APOIO AO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO
Resumo
No contexto atual da necessidade de distanciamento social devido ao COVID-19, o desafio é adaptar as atividades cotidianas para remotas. Com o ensino não é diferente, manter a produtividade, a motivação e o engajamento de alunos (e professores) em atividades remotas educacionais é um dos desafios trazidos pelo contexto da pandemia. Tendo em vista esse contexto, este projeto tem como objetivo auxiliar no ensino dos cursos de graduação em Engenharia e Ciência da Computação por meio da adaptação de jogos educativos não remotos para ambientes online. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada consiste em 3 fases principais, a 1ª fase consiste no estudo da literatura de jogos para entretenimento, educacionais e remotos, para então extrair os componentes e elementos que compõem e definem o que é um jogo para entretenimento, educacional e remoto. A 2ª fase começa na catalogação de suas características, na análise de jogos a partir dos elementos catalogados e a proposta de um método para adaptar jogos educacionais, como por exemplo o jogo GreaTest Card Game, também desenvolvido em um projeto PAIP/UFC, para o ensino remoto. Por fim, a 3ª fase é adaptar jogos seguindo o modelo proposto e testar os jogos adaptados em turmas de Engenharia e Ciência da Computação. Como resultados iniciais, já foram catalogados e analisados os elementos de jogos, tanto educacionais quanto entretenimento em geral e tal catálogo foi aplicado a alguns jogos, avaliando a presença dos elementos coletados em jogos educacionais e não educacionais. Um exemplo desses elementos é o termo “Mecânica”, que para muitos autores é descrito geralmente como uma forma de interação direta do jogador com as regras ou estruturas do jogo. O projeto se encontra no final de sua 2ª fase, onde um modelo para adaptar jogos educacionais para um ambiente remoto está sendo produzido.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.