UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO VALOR PRIMORDIAL DA PESSOA HUMANA NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Resumo
Os direitos humanos estão relacionados aos valores adquiridos durante a vida de um indivíduo, de modo a acrescentar em nossa forma de agir perante a sociedade. Desse modo, este trabalho tem por objetivo analisar a perspectiva do estudante universitário na disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, mas especificamente no fórum de Direitos Humanos como Construção Cultural, sobre suas atitudes diante dos direitos essenciais de um indivíduo. Para isso, o presente trabalho realizou uma análise diante das discussões e interações realizadas no fórum Direitos Humanos como Construção Cultural, semestre 2021.1, turma 10, de forma a coletar a compreensão dos discentes em consideração a influência da pirâmide social em nossa sociedade, principalmente diante das desigualdades sociais, como a impunidade e o privilégio dos que estão no topo. A pesquisa também buscou ressaltar a importância do entendimento perante as razões cognitivas, instrumentais e morais que influenciam as atitudes de um indivíduo. Essa análise foi realizada a partir de leituras recomendadas de textos fornecidos pelo professor responsável pelo fórum e discussões e opiniões expostas pelos alunos. O resultado da análise mostrou que ainda que a ampla maioria dos estudantes consideram que o principal agente causador de problemas como abusos, omissões e transgressões seja o Estado, eles acreditam que o cidadão é o ator principal para que haja uma mudança. Portanto, conclui-se que o indivíduo é capaz de tornar-se um agente transformador na atual realidade da sociedade evitando tornar-se refém do Estado. Por fim, sinceros agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos e à Pró-Reitoria de Graduação pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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