A IMPORTÂNCIA DO APADRINHAMENTO DE CALOUROS EM OCEANOGRAFIA E SEU ACOMPANHAMENTO POR PETIANOS
Resumo
O apadrinhamento fornece suporte e acompanhamento para os alunos recém ingressos e ajuda a promover um laço de parceria entre os discentes e a Universidade. No contexto da pandemia, esta relação tornou-se à princípio, distanciada, necessitando criar novos mecanismos de proximidade, para compreender as dificuldades enfrentadas, especialmente, pelos alunos ingressantes. Para evitar a evasão do curso de Oceanografia nos primeiros semestres, o acompanhamento realizado por petianos torna-se essencial como meio de suporte aos desafios acadêmicos. Na recepção aos calouros em 2021, cada bolsista do PET Oceanografia tornou-se responsável pelo acompanhamento de três ou quatro alunos ingressantes, criando grupos no aplicativo "Whatsapp". Foram indicados e/ou disponibilizados alguns documentos e vídeos, todos de livre acesso, tais como: “Geology: Wilson Cycle”; Episódio “Do Fundo do Mar” da série “Planeta Bizarro”; livros como “Introdução à Ciências do Mar”; site “Zona Costeira.bio.ufba.br” para estudos em estuário; o vídeo “Como funciona a influência das marés”, entre outros, assim como conversas semanais. Um formulário para levantamento de dificuldades foi disponibilizado e 76,2% dos alunos relataram dificuldades em matérias básicas da formação, expressaram, a pressão sentida pelo acúmulo de funções causados pelo período pandêmico, assim como a dificuldade de se adaptar aos diferentes métodos adotados pelos professores. Neste período, as conversas semanais sobre a universidade e as experiências dos alunos vinculados aos laboratórios de pesquisa, a convivência com professores, técnicos, pós-graduandos e todo o corpo estudantil, resultou em 81,3% de alunos satisfeitos em se sentirem mais acolhidos pela Universidade. Assim, o PET Oceanografia espera com esta ação, manter a proximidade entre os alunos ingressantes e veteranos, valorizando o desenvolvimento de identificação com a graduação escolhida para a formação profissional.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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