A IMPORTÂNCIA DO “PODCAST RESSURGÊNCIA: PROPAGANDO A OCEANOGRAFIA” PARA O FORTALECIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS DO MAR
Resumo
A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade são fundamentais no aprendizado da oceanografia. Porém, com o advento da pandemia de Covid-19 iniciado em 2020, foi necessário reinventar os modos pelos quais as disciplinas universitárias pudessem transmitir seus conteúdos práticos. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a efetividade de podcasts como ferramenta de difusão dos conhecimentos oceanográficos, de práticas de educação e de ativismo ambiental. O Podcast “Ressurgência”, criado pelo PET Oceanografia, visa justamente, fomentar o interesse nas vastas áreas de conhecimento das ciências marinhas, trazendo informações e vivências, por meio dos depoimentos de convidados. As diferentes visões sobre os temas retratados permitem ao ouvinte a construção de um pensamento crítico sobre estes. A produção até o momento de quatro episódios, publicados por meio de arquivos de áudio em aplicativos de streaming permitem ao ouvinte o acesso em diversas plataformas. Em breve serão disponibilizadas descrições escritas dos conteúdos em áudio, para maior acessibilidade. “A Década da Ciência Oceânica”, “O ativismo ambiental na Zona Costeira (partes A e B)”, ‘Especial do dia do oceanógrafo”, e “Naufrágios e Mergulhos”, são episódios que apresentam conceitos, ideias e experiências por meio das falas de diversos convidados, entre professores, servidores públicos, autônomos, ativistas e educadores ambientais. Nosso foco é promover informação e discussão sobre temáticas das ciências marinhas, ocorrentes nas zonas costeiras do Ceará em particular, mas também do Brasil, de forma holística e apresentando exemplos positivos. Esperamos com isso, estimular o desenvolvimento de uma cultura marítima, voltada aos amplos alcances que a formação em oceanografia propicia.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.