AGRICULTURA DE VAZANTE NO SEMIÁRIDO: UM INTENTO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
A agricultura de vazante é um sistema tradicional de cultivo muito comum na agricultura camponesa. Consiste no plantio em áreas que são descobertas ao passo em que o nível da água de um açude, rio, barragem diminui, no período seco. Este trabalho busca relatar o intento de uma revisão bibliográfica acerca da agricultura de vazante no semiárido. Para tanto, foi utilizado a ferramenta de pesquisa bibliográfica 'Google Scholar', onde foi pesquisado os termos "agricultura de vazante" e "semiárido". Excluindo-se as citações, obteve-se 215 resultados. Observando os 30 primeiros resultados que o buscador classificou como mais relevantes, é possível inferir que, apesar de eventualmente estes termos se conectarem nas publicações, existe uma carência de textos acadêmicos que tratem mais diretamente a relação deste sistema de cultivo – agricultura de vazante – com o semiárido. A relação entre estes termos abre caminhos interessantíssimos. Haveria uma coevolução do sistema de cultivo em vazante com os ecossistemas inseridos na região do semiárido? Como a espacialização da política de açudagem promovida pelo DNOCS no Nordeste interferiu neste sistema de cultivo para o campesinato nordestino? O intento obteve sucesso por trazer algo tão valoroso para a construção da monografia do pesquisador: novas perguntas. Espera-se assim, com essas questões, poder interpretar melhor as dinâmicas das águas, materiais e imateriais no contexto campesino em que a pesquisa da monografia se situa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.