ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO SOBRE O REUSO DE ÁGUA NO BRASIL
Resumo
Com o início da Revolução Industrial e da produção em massa, a água passou a ser explorada de maneira mais descontrolada e os efluentes desses processos descartados sem o mínimo de tratamento. Tendo isso em vista e sabendo dos perigos de uma crise hídrica, urge a necessidade de práticas e métodos de uso mais consciente da água. O reuso de água torna-se uma opção viável já que consiste na reutilização da água aplicada em um processo, em outros diferentes ou no mesmo. Levando em consideração a atividade em que a água será empregada são definidos parâmetros diferentes, que devem ser definidos por leis e resoluções a fim de regularizar a prática do reuso. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar as políticas de reuso no Brasil e sua importância para o avanço no uso consciente dos recursos hídricos. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica de artigos científicos, guias, teses de doutorado e dissertações que abordem o tema, além da literatura existente sobre recursos hídricos. No âmbito federal, o Brasil ainda não apresenta uma legislação específica para o reuso de água, dificultando a sua implantação e eficiência. Entretanto, alguns estados já possuem iniciativas públicas nesse sentido, como o Ceará que possui a Lei Estadual 16.033/2016 que dispõe sobre a política de reuso de água não potável no estado. Essa lei define as finalidades do uso da água de reuso, como também os parâmetros necessários para cada atividade, com o intuito de garantir a segurança sanitária e ambiental. Por fim, é necessária a realização de maiores debates e discussões acerca do tema com o intuito de divulgar a prática do reuso à sociedade brasileira e ao poder público, para que assim, seja construída um regulamento que normatize esta prática no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.