AS MULHERES NOS JOGOS ESPORTIVOS : O PAPEL DA ROUPA COMO MANIFESTAÇÃO POLÍTICA NA SELEÇÃO DE HANDEBOL DE PRAIA FEMININO NORUEGUESA DE 2021
Resumo
Como resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Educação Tutorial do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (PET Moda - UFC), esse trabalho conta com pesquisas bibliográficas e documentais, com o uso de fotos extraídas de jornais eletrônicos e redes sociais, tendo por finalidade analisar os uniformes esportivos como um discurso de protesto político no handebol de praia pela seleção feminina norueguesa de 2021. O objeto de estudo foi definido após as mulheres da seleção feminina norueguesa de handebol de praia serem multadas por não usarem as tradicionais vestes de esportes, a recusa pelo uniforme em voga é uma forma de protestar contra o machismo presente em campo, especialmente em um ambiente criado e regido pelos homens, sobre seus corpos, visto que as roupas não eram somente focadas em aumentar seu desempenho esportivo, possuía um viés que sexualizava seus corpos, ressaltando seus atributos físico sexuais. A pesquisa documental serviu para compreender como as mulheres socialmente se tornavam oprimidas pelo patriarcado em diversos ambientes, principalmente os dominados pelo sexo masculino, e ajudou a compreender como as vestes assumem uma forma de linguagem de protesto e de discurso político em frente a uma opressão, já a pesquisa documental auxiliou no entendimento da forma como esse discurso foi colocado pelas esportistas norueguesas. A partir da análise feita e dos dados coletados, foi permitido concluir que as mulheres constantemente têm seus corpos sexualizados apenas com fins de satisfação masculina oprimindo-as, e de que a moda auxilia na luta contra diversas formas de opressão, funcionando como uma linguagem de resistência e de protesto político.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.