AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E O PET: CAMINHOS PERCORRIDOS DURANTE A PANDEMIA
Resumo
O presente resumo tem por objetivo discutir acerca das relações das práticas educativas e do tripé presentes no Programa de Educação Tutorial aplicadas ao ensino remoto durante a pandemia, visando a relacionar a importância das práticas pedagógicas escolhidas pelos membros do referido Programa com o intuito de desenvolver um ensinar e um aprender interativos. É nítido que, na área da Educação, a introdução de tecnologia, de mudança e de transformação contempla as inovações sociais e educacionais. Na formação acadêmica, as ferramentas utilizadas podem contribuir para aprimorar o senso crítico, o social e o reflexivo não só dos docentes e dos discentes, mas também de quem tiver interesse em participar das atividades que buscam ir além da teoria. O texto proporciona uma reflexão sobre as formas de compartilhar e de interagir com o ensino, aspirando à valorização do acolher de novas táticas de comunicação, de ensino e de princípios. A abordagem da pesquisa realizada é de caráter bibliográfico, fundamentada a partir de compreensões sobre a definição do Programa de Educação Tutorial e a de Saviani, a de Paulo Freire e a de Vygotsky, destacando a importância da adoção dos diversos planos de propostas educacionais e dos engajamentos dos bolsistas e dos tutores para usufruir de ideias e alterações para vencer os desafios no cotidiano pandêmico para a colaboração de uma modificação na sociedade, na universidade e no mundo. Para isso, é necessária a busca da parte da comunidade acadêmica para propor metodologias e aprendizados que somam para a autonomia dos estudantes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.