AUDIODESCRIÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL - FORMAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA
Resumo
Este resumo discute a participação do Grupo de Pesquisa em Educação Musical Inclusiva, ligado ao PET Educação Musical, no Minicurso de Audiodescrição, ofertado pela Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência e que teve como tema “A Audiodescrição em tempos pandêmicos: O acesso à informação nos acordes da inclusão". O curso foi ministrado pela servidora Clemilda dos Santos Sousa, de forma remota, utilizando as plataformas Google Classroom e Google Meet. Neste Minicurso, foram ministradas sete aulas, em um formato híbrido, com atividades para análise e produção de descrições e audiodescrições. A carga horária total do curso foi de 20 horas e tendo sido o mesmo acontecido nos meses de fevereiro e março de 2021. Durante as aulas, o conteúdo programático abordou as portarias de acessibilidade a pessoas com deficiência, a apresentação de acervos e repositórios de materiais com acessibilidade da UFC, o surgimento da Audiodescrição e seus aspectos, a Audiodescrição em imagens dinâmicas e em espaços como os teatros, museus e em outras formas de Arte, a Audiodescrição em materiais didáticos. A partir da participação no curso, o Grupo de EMI, além do reconhecimento da importância da temática, passou a empregar os conhecimentos obtidos para elaborar audiodescrições nos materiais didáticos utilizados no curso, além de empregá-los na produção de materiais do próprio grupo, em publicações no Instagram do PET - Música - UFC, e em comunicações com o público em geral, utilizando o Whatsapp. Diante do que foi vivenciado, reconhecemos a necessidade da expansão de tal conhecimento dentro do Curso de Música da UFC, seja para a produção de materiais com audiodescrição em vídeo ou imagens estáticas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.