COMUNICAST: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE DISCUSSÃO SOBRE FENÔMENOS NAS REDES.
Resumo
Criado como um instrumento de entretenimento e aprendizado para os estudantes, o Comunicast, podcast do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social (PetCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC), traz ao longo de seus episódios discussões que tangem a área da comunicação, oferecendo um espaço de diálogos necessários e pertinentes. No ano de 2021, o Comunicast produziu dois episódios. O primeiro, "Cultura do Cancelamento e ferramentas de vigilância”, refletiu sobre a cultura do cancelamento nas redes sociais usando como escopo a edição 21 do reality show Big Brother Brasil, procurando abordar qual o papel da Comunicação enquanto área que trabalha diretamente com as interações sociais e virtuais. No episódio seguinte, “Identidades em Pauta”, a conversa se debruçou sobre as identidades de gênero e raça nos realities shows, estendendo-se a outros espaços, estimulando discussões nas redes sociais. Os episódios foram idealizados, roteirizados e mediados por integrantes do PETCom e contaram com a presença do professor Thiago Soares, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e do historiador Gabriel Cabral, apresentador do podcast do site Negrê. Durante os episódios, a comunicação foi abordada como uma temática atravessada por toda e qualquer discussão acerca das interações sociais. O debate refletiu, ainda, sobre o papel dos profissionais da comunicação na sensibilização e na visibilidade de assuntos e questões relevantes para a sociedade. Todos os episódios foram executados respeitando o isolamento social, e o instrumento utilizado para auxiliar na comunicação entre os convidados foi o Discord, aplicativo de voz usado por vários podcasters e gamers para criar diálogos entre seus usuários. O episódio foi disponibilizado em diversas plataformas, visando a uma boa distribuição para os alunos e divulgado nas redes sociais do PETCom.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.