ECONOMIA E SOCIEDADE: DESIGUALDADES DO AGORA E O QUE ESPERAR DO AMANHÃ PÓS-PANDEMIA.
Resumo
Frente às várias crises encaradas diante do coronavírus, este trabalho procura acender o debate acerca dos fatores econômicos que nos colocam em um cenário de profundas diferenças sociais, marcadas pelo realce da vulnerabilidade sócio-estrutural. Desse modo, o cerne de nossa abordagem se deu a partir de uma leitura relacionada à crise capitalista preexistente à pandemia, os predicados e os efeitos do neoliberalismo sobre a concentração de capital, a desigualdade socioeconômica e o percurso de subvalorização do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, procuramos destacar a situação do Brasil e demonstrar, através de um exercício dialógico, que o acometimento das desigualdades age de modo a desprestigiar as condições equânimes de existência em detrimento da lógica neoliberal, que nos coloca frente a um cenário de incertezas sobre o futuro pós-pandemia diante dos abismos gerados pelo trajeto capitalista. Para tanto, neste segundo ano de pandemia, o PET de Ciências Sociais, a fim de dar seguimento a este e outros debates, decidiu criar um evento online que pudesse alcançar diferentes públicos, trazendo discussões atuais e pertinentes para a nossa sociedade. O projeto se chama “O PET tá ON!”, e teve como tema do primeiro encontro “Economia e sociedade: desigualdades do agora e o que esperar do amanhã pós-pandemia”. Contamos com a presença do professor da UEVA, Marcos Paulo Campos, que falou um pouco sobre sua pesquisa ainda em andamento acerca da política econômica no Brasil pós-Impeachment de 2016. O evento aconteceu através da plataforma do Google Meet, na segunda sexta do mês de julho, tendo sua gravação disponibilizada no canal do YouTube do PET. Tivemos uma boa adesão, chegando a mais de 30 ouvintes simultâneos de diferentes estados do Brasil, contando com diversos questionamentos e um amplo debate, alcançando o objetivo do evento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ECONOMIA E SOCIEDADE: DESIGUALDADES DO AGORA E O QUE ESPERAR DO AMANHÃ PÓS-PANDEMIA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4644. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77728