ESCRITA CRIATIVA: AS APRENDIZAGENS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS BOLSISTAS DO PET PEDAGOGIA UFC
Resumo
Esta pesquisa traz reflexões sobre como o projeto Escrita Criativa contribuiu na formação docente das bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa fundamenta-se nas obras de Magda Soares e tem o intuito de investigar a aprendizagem sobre alfabetização e letramento das integrantes do grupo que participam do referido projeto, buscando analisar quais as principais aprendizagens sobre o assunto, assim como investigar se as discussões contribuem para a formação docente das bolsistas do Programa de Educação Tutorial. Após a identificação do tema e a definição dos objetivos, foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Com isso, os resultados revelaram que 100% das bolsistas afirmam ter adquirido novos conhecimentos com relação à autonomia da criança, alfabetização e letramento, tendo o professor como mediador desses saberes, desconstruindo, assim, visões distorcidas de conceitos relevantes. Além disso, de modo geral, as bolsistas participantes do projeto relatam que o contato com diferentes pessoas durante os encontros agrega conhecimentos, sendo os participantes distribuídos entre discentes e professoras que atuam na rede municipal. Conclui-se, assim, que houve trocas positivas entre os participantes, que atribuem as discussões como benéficas e destacam algumas, como: consciência silábica, níveis psicogenéticos da língua escrita e importância de os docentes se envolverem mais com o tema da alfabetização e letramento. Assim, pode-se observar que as experiências trazem clareza para as integrantes, pois as bolsistas evidenciam ter experimentado aprendizagens consideráveis para a sua formação, citando a carga horária teórica sobre letramento e alfabetização como mínimos no curso de Pedagogia, dando-lhes mais segurança e preparação para a sala de aula. Portanto, pode-se evidenciar que o grupo foi primordial para a qualificação e a formação docente.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.