ESCRITA CRIATIVA: AS APRENDIZAGENS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS BOLSISTAS DO PET PEDAGOGIA UFC

Autores

  • Francisca Wanessa Ribeiro Braga
  • Amanda do Nascimento Pereira
  • Clélia Maria Maier
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

Esta pesquisa traz reflexões sobre como o projeto Escrita Criativa contribuiu na formação docente das bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa fundamenta-se nas obras de Magda Soares e tem o intuito de investigar a aprendizagem sobre alfabetização e letramento das integrantes do grupo que participam do referido projeto, buscando analisar quais as principais aprendizagens sobre o assunto, assim como investigar se as discussões contribuem para a formação docente das bolsistas do Programa de Educação Tutorial. Após a identificação do tema e a definição dos objetivos, foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Com isso, os resultados revelaram que 100% das bolsistas afirmam ter adquirido novos conhecimentos com relação à autonomia da criança, alfabetização e letramento, tendo o professor como mediador desses saberes, desconstruindo, assim, visões distorcidas de conceitos relevantes. Além disso, de modo geral, as bolsistas participantes do projeto relatam que o contato com diferentes pessoas durante os encontros agrega conhecimentos, sendo os participantes distribuídos entre discentes e professoras que atuam na rede municipal. Conclui-se, assim, que houve trocas positivas entre os participantes, que atribuem as discussões como benéficas e destacam algumas, como: consciência silábica, níveis psicogenéticos da língua escrita e importância de os docentes se envolverem mais com o tema da alfabetização e letramento. Assim, pode-se observar que as experiências trazem clareza para as integrantes, pois as bolsistas evidenciam ter experimentado aprendizagens consideráveis para a sua formação, citando a carga horária teórica sobre letramento e alfabetização como mínimos no curso de Pedagogia, dando-lhes mais segurança e preparação para a sala de aula. Portanto, pode-se evidenciar que o grupo foi primordial para a qualificação e a formação docente.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial