GINCANA PET ECONOMIA
Resumo
É uma atividade anual que busca a interação e o desenvolvimento acadêmico dos alunos, por meio de uma competição entre grupos de alunos. Sendo abordado os conteúdos de Macroeconomia, Microeconomia, Cálculo, Estatística, entre outros, na forma de um jogo com perguntas e respostas. A intenção da atividade é tornar os alunos mais engajados em atividades extracurriculares, buscando incentivar o estudo e o aprimoramento dos conteúdos nas diversas disciplinas do curso, diversificando a forma de aprendizado e promovendo uma atividade que torne o curso mais atrativo, desestimulando a evasão dos alunos do curso de graduação em Economia. As questões serão adaptadas utilizando as questões da ANPEC, além da elaboração própria dos petianos. Em formato remoto, a gincana é realizada por meio de um aplicativo na qual possibilita uma resposta simultânea das equipes e além disso ocorre uma transmissão de forma síncrona no Youtube. Ao final, o 1º e o 2º colocados recebem uma premiação. Obteve-se um aprimoramento do conhecimento sobre os temas relativos ao curso de Economia por parte dos alunos, ajudando a relembrar conteúdos passados de uma maneira dinâmica por meio da interação entre os participantes de diferentes semestres. Assim como, essa atividade lúdica vem com objetivo de trazer uma melhora da nota do curso de economia da UFC no exame ENADE. E, finalmente, foi possível observar que o evento proporcionou um sentimento de pertencimento em relação ao curso entre os bolsistas integrantes do PET com os os demais alunos do curso de graduação, além dos professores, com isso uma maior integração entre todos os participantes, na qual auxilia no combate a redução do índice de evasão. Por fim, é disponibilizado um formulário (relativo à didática do apresentador, à qualidade das questões, à logística e à relevância da atividade) para preenchimento dos participantes e de maneira geral o resultado vem se mostrando muito positivo, além de ter sido bastante elogiado pelos professores.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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