INFLUÊNCIA DOS SEMINÁRIOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ALUNOS PETIANOS
Resumo
A apresentação de seminários durante a graduação é uma ferramenta didática utilizada com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre determinado tema, melhorar a oratória e aumentar a capacidade de difusão e síntese de ideias dos alunos, sendo amplamente utilizada em grupos acadêmicos. Diante disso, esse trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a influência dos seminários realizados pelo aluno petiano na sua formação acadêmica e profissional. Para saber a opinião dos alunos que fazem ou fizeram parte do Programa de Educação Tutorial (PET), foi feita uma pesquisa, por meio de formulário eletrônico utilizando a plataforma Google Forms. Foi obtido um total de 40 respostas de alunos de diversos grupos PET da UFC. Para a construção das perguntas, foi utilizado a escala de Likert com seis níveis, que avaliavam o impacto da realização dos seminários nas seguintes áreas: melhoria da oratória (P1), melhora da preparação de seminários (P2), aquisição de conhecimento (P2), e formação profissional (P4). Além disso, foram feitas perguntas de múltipla escolha (P5) com o intuito de conhecer quais características teriam sido melhoradas com a realização dos seminários pelo PET. A maioria dos entrevistados, 70 e 80%, atribuiram nota máxima de contribuição a P1 e P2, respectivamente, o que indica que as apresentaçãoes tem influência extremamente positiva nessas caracteristicas. Já as variáveis P3 e P4 obtiveram 62,5 e 65% das respostas com nota máxima de contribuição, respectivamente, indicando a importância dos seminários para a aquisição de conhecimento e para a formação profissional. Dentre as caracteristicas gerais, as que obtiveram maior quantidade de votos foram a organização de ideias (92,5%), autoconfiança (80%) e diccção (75%). Dessa forma, a julgar pela avaliação dos petianos, a realização de seminários durante a permanência no PET, contribuiu para o crescimento acadêmico e profissional, ajudando em áreas críticas da comunicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.