MIGRANDO CONHECIMENTOS: AVALIAÇÃO DA REALIZAÇÃO DO CURSO DE AVES LIMÍCOLAS E COSTEIRAS DO CEARÁ.

Autores

  • Felipe de Sousa Amaral
  • Milena Pereira Brandao
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia UFC) promove vários cursos e oficinas. Em 2020, um destes cursos foi o de “Aves Limícolas e Costeiras do Ceará”. Ambientes costeiros são comumente ocupados por aves costeiras e limícolas. As aves limícolas dependem de ambientes úmidos principalmente para busca de alimento em áreas iminentemente alagadas e entre marés, não ocupando exclusivamente esse ambiente. Estas aves correspondem a um dos grupos de aves em maior declínio populacional no mundo, por isso, a importância de trabalhar essa temática. O objetivo deste trabalho foi avaliar a realização desse curso para que nosso grupo possa entender o que precisa ser melhorado para as próximas edições. O curso ocorreu de forma remota, através da plataforma Google Meet, teve duração de 15 horas e foram abordadas a diversidade, ecologia e conservação das aves limícolas e costeiras que ocorrem no estado do Ceará pela ministrante, a bióloga Victoria Reis. Os dados sobre o curso foram obtidos na forma de relatos escritos por petianos não-inscritos, mas que participaram do planejamento até observação dos encontros. O curso teve 25 inscritos, mas uma média de 14 participantes presentes. A participação variou nos dias de curso, mas a maior foi no primeiro dia, com 19 presentes e a menor, no último dia, com 13 participantes. No entanto, ao final do curso apenas 8 cumpriram a carga horária mínima de participação (75%) para a obtenção do certificado. No geral, houve pouca interação com a ministrante e os poucos a interagir o fizeram somente no chat. Esse tem sido um problema recorrente nos cursos remotos, apesar da temática ser relevante para complementar a formação dos estudantes. Portanto, percebe-se a necessidade de haver um melhor planejamento junto à ministrante de forma que haja uma maior dinamização do curso e que incentive mais a participação dos inscritos.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial