O IMPACTO DO CANAL DO YOUTUBE DO PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO E CONHECIMENTO PARA A EXPERIÊNCIA DE EDUCADORES E ACADÊMICOS
Resumo
Neste mundo cada vez mais globalizado e constantemente conectado, diferentes mecanismos de compartilhamento de informações e conhecimento surgem para aperfeiçoar a interação entre os seres humanos. Com a pandemia causada pelo COVID-19, as ferramentas digitais possibilitaram um alcance ainda maior, principalmente em plataformas como o Youtube, que propiciam discussões e divulgação de experiências, em forma de vídeo, como acontece no novo canal do PET Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nele, são transmitidas videoconferências voltadas para os projetos desenvolvidos pelo Programa, com participação dos bolsistas do PET e seus convidados, que promovem discussões sobre o tema do evento em questão. Dentro desse contexto, neste trabalho, buscou-se avaliar o poder de alcance do canal do Youtube do Programa, considerando o número de visualizações dos 6 vídeos divulgados e a quantidade de acessos em cada um, desde a sua ativação, em fevereiro de 2021, até agosto de 2021. Dessa forma, as videoconferências possibilitaram aos estudantes uma melhor compreensão sobre assuntos voltados para a Engenharia Ambiental, além de oportunidades no mercado de trabalho. Na primeira transmissão, realizada em março, foram obtidas 75 visualizações, que foram mantidas constantes até a terceira transmissão, quando houve um salto para 147 visualizações. Posteriormente, houve uma pequena redução nos demais vídeos, que pode ser justificada pela menor divulgação do evento por parte do PET e dos estudantes. Portanto, nota-se que o canal do Youtube "PET Engenharia Ambiental UFC" é um importante elemento na divulgação do conhecimento, que pode facilmente ser acessado pela comunidade acadêmica e pela sociedade em geral. Assim, por ser ainda incipiente, o canal apresenta uma boa perspectiva para o futuro, tendo em vista a implantação de melhorias constantes na divulgação, além de o Youtube ser uma plataforma que está ganhando cada vez mais espaço para a divulgação de informações.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.