PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PUÉRPERAS DE UMA MATERNIDADE DE FORTALEZA-CE
Resumo
Introdução: A maternidade provoca mudanças intensas na vida da mulher, a transição ao papel materno caracteriza-se como uma mudança familiar que impacta todos os membros da família. No Brasil, as políticas de Saúde da Mulher estão dentre as que mais tiveram investimentos financeiros, a exemplo da Estratégia Rede Cegonha, a qual tem o objetivo de cuidar da saúde da mulher desde o período da gravidez até o puerpério. Dessa forma é importante conhecer o perfil sociodemográfico dessas puérperas a fim de promover uma assistência direcionada às necessidades da clientela, de modo humanizado. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico de puérperas de uma maternidade em Fortaleza/CE. Método: Estudo transversal, realizado no período de março de 2020 a janeiro de 2021, com 300 puérperas internadas em uma maternidade de Fortaleza/CE. Incluiu-se as que estavam no puerpério imediato, com gestação de risco habitual e excluídas as que passaram por um período de internação na gestação. Os dados foram coletados por meio dos prontuários e de entrevistas, e analisados por software estatístico. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob número 3673.810. Resultados: Das entrevistadas, 143 (47,7%) possuem idade acima de 24 anos, 226 (75,3%) se consideram pardas, 228 (76%) moram na capital, 213 (71%) possuem companheiro, 223 (74,3%) tem religião, 185 (61,7%) possuem escolaridade acima de 9 anos de estudo, 150 (50%) possuem renda até um salário mínimo, enquanto 194 (64,7%) relataram não trabalhar durante a gestação. Considerações Finais: Diante da identificação do perfil sociodemográfico, nota-se a relevância de conhecer esses aspectos referentes às puérperas da instituição para a melhora do serviço ofertado, visando a promoção de um cuidado mais integrado e individual para o público específico do atendimento.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.