PERFIS POLÍTICOS FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
Resumo
O aumento da representatividade feminina na política, por si só, parecia garantir um realinhamento progressista no Brasil, até que a direita ascende ao poder. Assim, esta pesquisa analisa a construção discursiva de figuras feministas e antifeministas da atual gestão política brasileira. Especificamente, examina-se como certos recursos linguageiros são utilizados por essas figuras para delimitar a necessidade (ou não) de políticas educacionais sobre gênero e sexualidade nas escolas. A hipótese é a de que esses perfis femininos lutam pela hegemonia de significados, tentando suturar “Família” e “Religião”, de um lado; e “Estado” e “Escola”, de outro. Nesta investigação linguístico-educacional, toma-se como base a Análise de Discurso Crítica em sua vertente dialético-relacional, considerando o discurso como uma prática de linguagem de uma dada esfera humana. Dialoga-se ainda com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que concerne à orientação sexual, e com os estudos sobre Gênero. O corpus se trata do material levantado para a discussão nos encontros quinzenais do Grupo de Estudos Linguagem e Educação Sexual, momento em que se buscou, além de revisar a literatura pertinente à macrotemática, também aplicar tal aporte à exploração de notícias, entrevistas e propagandas partidárias, em que se inserem figuras feministas e antifeministas da atual gestão política brasileira. Os resultados parciais demonstram que antifeministas tendem a corroborar o ideal abstrato de “não violência” contra as crianças, desde que não haja políticas públicas concretas para evitá-la. Na outra ponta, feministas defendem que certas relações de gênero estão sendo silenciadas e que a educação sexual nas escolas é vital para se prevenir, por exemplo, doenças, sendo, portanto, uma questão de saúde pública. Dessa forma, vislumbra-se que essa instabilidade discursiva sobre a educação sexual gera ocasião para a mudança social.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.