PET TELECOM: AS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO INTERMEDIADORA DA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO REMOTO
Resumo
Devido às restrições impostas pelos governos municipais, estaduais e federal para redução dos impactos provocados pela pandemia devido ao SARS-CoV-2 ao longo do ano de 2020, adaptações foram necessárias tanto por docentes quanto por discentes para reduzir os impactos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a continuidade das atividades sem tantos prejuízos. O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Telecomunicações (PET Telecom), desenvolveu projetos que garantiram a continuidade do contato com os alunos, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) do Centro de Tecnologia (CT) da UFC, dentro das limitações impostas. As redes e plataformas sociais (Instagram, Telegram, WhatsApp e website) foram, de fato, as intermediadoras desse contato e foram com elas que se deu início a maioria dos projetos em realização pelo grupo. As atividades que deram início a esses projetos foram três: PET Sugere, onde trouxemos sugestões acerca do mundo da tecnologia e as inovações que tínhamos no mercado; a PET Informa, onde eram e são postadas notícias e atualizações importantes da sociedade em geral; e PET Ajuda, em que colocamos em prática principalmente o pilar ensino do programa, ofertando monitoria online e ajuda direta aos alunos que solicitassem. Em 2021, sentimos a necessidade de inovação. Dessa forma, criamos mais dois projetos: Blog PET Telecom, com postagem, no site oficial, de conteúdos com pesquisas mais elaboradas e que levassem conhecimento atual aos leitores; e PET Vídeo, em que começamos a elaborar vídeos curtos informativos sobre o curso e a importância dos conteúdos básicos que todo aluno do curso deve saber. Assim, espera-se reduzir a taxa de evasão do curso e melhorar o desempenho dos alunos ao longo do ciclo básico do curso.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.