PRÓ-EXACTA: A ORGANIZAÇÃO SE ADAPTANDO AO ENSINO REMOTO

Autores

  • Francisco Vinicius Sousa Guedes
  • João Lucas Souza de Oliveira
  • Sérgio Henrique de Albuquerque Coêlho Júnior
  • Gerson Oliveira Ferreira
  • Samuel Jorge Marques Cartaxo

Resumo

O Programa de Aprofundamento em Ciências Exatas (Pró-ExaCTa) é uma iniciativa conjunta dos grupos PET de engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará que atua há mais de 10 anos promovendo a aprendizagem das disciplinas de matemática, química, física e redação para alunos de ensino médio da rede pública de educação da cidade de Fortaleza e cidades vizinhas. Devido ao início da pandemia, a metodologia tradicional do projeto, baseada em aulas presenciais, não pôde ser continuada. Assim, se impôs necessidade de súbita adaptação ao ensino remoto. Com essa mudança, foi preciso que a organização do Pró-ExaCTa implementasse alterações internas para que assim continuasse auxiliando os alunos no seu processo de aprendizado. As aulas foram retomadas em abril de 2020, aos sábados pela manhã. Com alterações na metodologia e no planejamento das aulas e também uma mudança no público, pois devido ao formato online, foi possível atender alunos fora de Fortaleza e região metropolitana. Com o início das aulas, surgiram novos desafios devido à necessidade de replanejar o modelo de aula, material didático e organização interna no cenário remoto que, sem dúvidas, é bastante diferente do modelo presencial. Nesse contexto, podemos citar como exemplo a necessidade de uma plataforma de videoconferência estável, modificações nas apostilas para torná-las mais didáticas e o esforço das comissões para organizar os alunos em turmas diferentes, com grupos de WhatsApp, e controlar a frequência dos alunos. Visando entender as adaptações e os desafios, foram encaminhados formulários para os membros da organização que participaram da transição do modelo presencial para o remoto e aqueles que entraram já durante a nova fase, com o intuito de recolher os relatos sobre como foi trabalhar para adaptar o projeto para o novo modelo. Com isso, após a compilação dos relatos foi possível mensurar as dificuldades enfrentadas pelos PETianos na condução desse importante projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial