RODAS DE CONVERSA COMO UM MEIO AUXILIAR PARA VALORIZAR A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM OCEANOGRAFIA: COMO O PET PODE AJUDAR?

Autores

  • JoÃo Francisco de Freitas Lopes
  • Rebeca Crisóstomo Melo
  • Lucas Ventura Holanda
  • Gustavo Colares Mendes
  • Rose Stéfany Pereira de Mesquita
  • Danielle Sequeira Garcez

Resumo

O curso de graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Ceará foi criado em 2008, ofertado pelo Instituto de Ciências do Mar - Labomar. Uma das questões recorrentes, desafiadoras à formação universitária, é o combate à evasão. Buscando estabelecer e/ou manter o vínculo interativo entre os alunos e o curso, o PET Oceanografia tem como proposta a realização de rodas de conversa, de forma interativa. Vivemos atualmente, a Década da Ciência Oceânica, declarada pela ONU para o período 2021 a 2030. Assim a temática torna-se ainda mais importante, dado que os profissionais da Oceanografia do Estado do Ceará são formados unicamente pela UFC, sendo o único curso desta graduação com Programa de Educação Tutorial no Brasil. Portanto, a proposta é promover com frequência, rodas de conversa mediadas pelo PET Oceanografia, objetivando a troca de ideias entre alunos, abordando temáticas como: expectativas sobre o curso, áreas de interesse, perspectivas em relação à profissão; e, para os alunos em semestres mais avançados, temas focados no desenvolvimento da graduação, o engajamento em laboratórios de pesquisa, embarques supervisionados, estágios externos ou atividades extracurriculares. Estas rodas de conversa devem ocorrer semestralmente, de forma a fortalecer a relação com o curso, e aproximar os encaminhamentos acadêmicos às expectativas dos graduandos. De forma bem sucedida, já são regularmente promovidos pelo PET encontros com os alunos ingressantes ao longo do primeiro semestre, intitulado “Café com os calouros”, mas pretende-se que estes novos encontros incluam alunos de todos os semestres. O Labomar está historicamente ligado ao mar e, portanto, melhorar a experiência da graduação em oceanografia é também fortalecer o futuro das ciências oceânicas. Como? Formando profissionais com competência técnica e visão holística para atuarem de forma positiva, na construção de sociedades sustentáveis, que compreendem a importância dos oceanos em nosso cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial