VINCULAPET: TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Autores

  • Camila Ribeiro de Oliveira
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares
  • Rodrigo Lima Bandeira
  • Gabriel da Silva Pereira
  • Bruno Souza Barbosa
  • Liana Rosa Elias

Resumo

Considerando a chegada no ensino superior como uma experiência estressante, especialmente em contexto de distanciamento social, o “VinculaPET” viabiliza a formação de uma rede de apoio entre os ingressantes do curso de Psicologia. A partir da observação da alta demanda por espaços de ajuda e criação de vínculo entre os ingressantes, o projeto visa diminuir os possíveis impactos negativos que esse momento pode causar no desenvolvimento psicossocial do estudante, aumentando a probabilidade de permanência no curso e evitando a evasão. Com isso, o projeto tem como objetivos: a) construir espaços que possibilitem a integração intelectual e social dos ingressantes do curso de Psicologia, diminuindo as dificuldades enfrentadas na chegada à universidade; b) promover um espaço de escuta e acolhimento desses estudantes, bem como de troca de informações e conhecimentos que possibilite vislumbrar possíveis caminhos dentro da Psicologia. Para tanto, a atividade se divide em dois momentos. Primeiramente, são realizados dois encontros de acolhimento com os ingressantes, buscando criar vínculos e trocar informações importantes sobre a universidade e o curso. Posteriormente, são realizados encontros mensais temáticos chamados "Trajetórias Acadêmicas”, em que são discutidas algumas possíveis trajetórias profissionais dentro da psicologia através de uma roda de conversa com convidados. Em 2021.1 produzimos três ações: trajetórias clínicas, pós-graduação e residência. Como resultados tem-se a considerada satisfatória participação dos estudantes nos encontros, tanto em número (média de 30 pessoas em cada encontro) quanto em termos qualitativos, através da grande participação, perguntas, trocas e feedbacks positivos dos participantes ao final dos encontros. Com isso, acreditamos que o projeto possui o potencial de diminuir os impactos negativos da experiência de ingresso na universidade, bem como de possibilitar a integração intelectual e social dos ingressantes do curso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial