ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO

Authors

  • Alanna Maria de Castro Costa
  • Samuel da Costa Fernandes, Iury Abreu Guerra, Eder Soares de Alencar, Thales Davi Domingos da Silva
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Abstract

Introdução O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará campus Sobral com atividades de cursinho pré-vestibular. O ENA propõe aulas para 80 alunos da rede pública; orientadas por 32 professores e 5 coordenadores, todos acadêmicos de medicina. Uma das disciplinas abordadas no projeto é a matemática; e, pelo fato de ser uma ciência exata e necessitar de cálculos, observou-se um impasse, no período de pandemia e aulas remotas, no aprendizado dessa área por alunos do projeto. Objetivo Analisar o impacto da pandemia no ensino de matemática de alunos do projeto Espaço Novo Acadêmico. Metodologia Estudo transversal com abordagem quantitativa e descritiva. 36 alunos do Projeto responderam 4 perguntas em um formulário do Google. Os aspectos abordados foram: dificuldade em aprender matemática no período de pandemia; ausência de um professor presencialmente; eficácia das aulas remotas; prejuízo no raciocínio matemático. Resultados 33,3% dos alunos alegaram pouca dificuldade em aprender matemática; 27,8%, dificuldade moderada; 22,2%, dificuldade elevada; e 16,7% não teve dificuldades. 52,8% relatou que a ausência de um professor presencialmente foi muito prejudicial; 33,3%, pouco prejudicial; e 13,9% não sentiu prejuízo. 72,2% relatou ter aprendido pouco nesse período; 22,2% aprendeu tudo; e 5,6% não conseguiu aprender. 47,2% dos participantes alegaram muito prejuízo em melhorar o raciocínio matemático; 38,9%, pouco prejuízo; e 13,9% não teve prejuízo. Conclusão Pelo menos 75% dos alunos alegaram um impacto negativo da pandemia no aprendizado de matemática, evidenciando o desafio de aprender uma ciência exata por meio de aulas remotas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Maria de Castro Costa, A., Fernandes, Iury Abreu Guerra, Eder Soares de Alencar, Thales Davi Domingos da Silva, S. da C., & Roberta Macedo de Sousa, C. (2021). ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 160. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79527

Issue

Section

XXIX Encontro de Extensão