ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO
Abstract
Introdução O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará campus Sobral com atividades de cursinho pré-vestibular. O ENA propõe aulas para 80 alunos da rede pública; orientadas por 32 professores e 5 coordenadores, todos acadêmicos de medicina. Uma das disciplinas abordadas no projeto é a matemática; e, pelo fato de ser uma ciência exata e necessitar de cálculos, observou-se um impasse, no período de pandemia e aulas remotas, no aprendizado dessa área por alunos do projeto. Objetivo Analisar o impacto da pandemia no ensino de matemática de alunos do projeto Espaço Novo Acadêmico. Metodologia Estudo transversal com abordagem quantitativa e descritiva. 36 alunos do Projeto responderam 4 perguntas em um formulário do Google. Os aspectos abordados foram: dificuldade em aprender matemática no período de pandemia; ausência de um professor presencialmente; eficácia das aulas remotas; prejuízo no raciocínio matemático. Resultados 33,3% dos alunos alegaram pouca dificuldade em aprender matemática; 27,8%, dificuldade moderada; 22,2%, dificuldade elevada; e 16,7% não teve dificuldades. 52,8% relatou que a ausência de um professor presencialmente foi muito prejudicial; 33,3%, pouco prejudicial; e 13,9% não sentiu prejuízo. 72,2% relatou ter aprendido pouco nesse período; 22,2% aprendeu tudo; e 5,6% não conseguiu aprender. 47,2% dos participantes alegaram muito prejuízo em melhorar o raciocínio matemático; 38,9%, pouco prejuízo; e 13,9% não teve prejuízo. Conclusão Pelo menos 75% dos alunos alegaram um impacto negativo da pandemia no aprendizado de matemática, evidenciando o desafio de aprender uma ciência exata por meio de aulas remotas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Maria de Castro Costa, A., Fernandes, Iury Abreu Guerra, Eder Soares de Alencar, Thales Davi Domingos da Silva, S. da C., & Roberta Macedo de Sousa, C. (2021). ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 160. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79527
Issue
Section
XXIX Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.