Pesquisa sobre a relação da Lombalgia com o home office e aulas EaD durante o período de isolamento social pela pandemia da COVID-19.
Resumo
Introdução: Devido à pandemia de COVID-19 e as consequentes medidas de isolamento social, o estilo de vida de todos cidadãos foi modificado - o home office e o EaD passaram a ser a realidade da grande maioria da população e não mais uma exclusividade de pequenos grupos. Esse novo contexto trouxe consigo uma acentuação dos riscos ergonômicos relacionados ao aumento do tempo na posição sentada e à postura, que podem cursar com o aparecimento ou agravamento de lombalgias, caso não sejam combatidos. Objetivo: Analisar possíveis impactos do isolamento social na incidência de lombalgias e se há alguma relação de causalidade. Metodologia: Trata-se de um estudo seccional descritivo realizado na noite do dia 14 de dezembro de 2020, na Boulevard do Arco e na praça São João, com uma amostra de 30 pessoas voluntárias escolhidas de forma aleatória. A coleta de dados foi feita mediante a resposta de um questionário de 16 perguntas a respeito de Lombalgia na quarentena, buscando saber, a título de ilustração, quais as ocupações diárias de cada indivíduo, os locais e os níveis de dores que costumam sentir (se existentes) e a frequência da prática de atividades físicas. Resultados: Nos resultados obtidos, constatou-se que 28,6% dos entrevistados entraram em EaD e home office após o período de pandemia. Dentre os participantes, 67,9% relataram não estarem seguindo as recomendações ergonômicas ou serem neutros (indiferentes). Em se tratando do tempo de movimentação durante o isolamento social, houve uma queda de 10,7% no número de pessoas que estão sempre em movimento. Quando questionados sobre dores, 8 relataram sentir dor na lombar antes do período de isolamento, mas somente 7 sentem atualmente. Conclusão: Diferente das hipóteses pré-estabelecidas pela equipe, o trabalho não concluiu uma maior prevalência de lombalgia mesmo com o aumento das atividade de home office e ensino remoto, no entanto, revelou um significativo desconhecimento acerca das práticas ergonômicas pela população.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lourdes Silva dos Santos, A., Veras Leitão, Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão, Maria Daiana Rufino Freire, Thaisa Maria Magalhães Araujo, M., & César Chagas e Cavalcante, J. (2021). Pesquisa sobre a relação da Lombalgia com o home office e aulas EaD durante o período de isolamento social pela pandemia da COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 242. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79610
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.