Aluno-Tutor no período EAD
Resumo
Com base no projeto de extensão "Pesquisa Longitudinal do Ensino Superior - PLES", iniciado em 2017, no Campus de Sobral, verificou-se que o timing de decisão para que o aluno se evada ocorre no primeiro e segundo semestres. A PLES realizou uma pesquisa com alunos evadidos do curso de Ciências Econômicas e estes indicaram como possíveis políticas administrativas da coordenação, a indicação de alunos-tutores para acompanhar os ingressantes em seu primeiro ano de curso. São, em média, 23 alunos com status de matrícula cancelada por semestre entre 2010.1 e 2016.2. Desta forma, o projeto Aluno-Tutor acompanha todos os ingressantes do curso de ciências econômicas ao longo de um ano. O foco principal do projeto é reduzir a evasão em ciências econômicas, auxiliando na identificação de seus possíveis sinais de forma a reduzir e evitar esse problema. Durante o semestre 2020.1, no projeto Aluno Tutor, houve a tutoria de 46 estudantes. Este período foi atípico, pois com a adoção do isolamento social, em função da pandemia do COVID-19 e, consequentemente, a implementação das aulas em EAD, gerou-se uma mudança abrupta no cotidiano dos alunos. O projeto analisou a frequência, notas/médias, participação em monitorias, se houve a supressão de disciplinas e a situação de ensino/aprendizado desses estudantes. Além disso, orientou os alunos recém ingressos não só nos processos seletivos de auxílios, como também nas resoluções de problemas no decorrer do semestre.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sousa Araújo, L., Naiara Patrício Gonçalves, Ana Clara Carvalho Pereira, A., & Benevides, A. de A. (2021). Aluno-Tutor no período EAD. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 284. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79653
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
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