A IMPORTÂNCIA DE SOFTWARES SIMULACIONAIS E SUA ACEITAÇÃO AO DECORRER DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL EM MEIO A PANDEMIA
Resumo
Com a necessidade do isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, as aulas práticas de laboratório da disciplina de eletrônica digital foram impossibilitadas de serem realizadas, tendo em vista esse problema a necessidade de um suporte para suplementar para as atividades teóricas foi encontrado por meios de programas de simulação. Esses programas conseguem simular circuitos integrados e uma variedade de componentes, além de outros equipamentos de medição e geração tanto na sua parte de funcionamento como alguns também na parte estrutural, levando ao discente um melhor entendimento sobre o uso e montagem de alguns projetos mais elaborados. Ao longo da disciplina foram aplicadas algumas atividades a serem feitas utilizando estes softwares, visando isto foi elaborado um formulário de pesquisa para avaliar a sua aceitação, importância no decorrer do ensino a distância e também para um feedback das turmas sobre o nível das atividades. Essa pesquisa tem como objetivos: a) avaliar a acessibilidade dos alunos aos softwares; b) observar o nível de desempenho dos discentes e a influência das atividades passadas nos softwares para este desempenho, por meio de uma auto avaliação dos discentes; c) avaliar a dificuldade das atividades repassadas. Os resultados nos mostram que a utilização destes softwares foram importantes para tentar levar um entendimento melhor das montagens de circuitos mesmo não tendo um melhor resultado quando comparado com as práticas feitas em laboratório.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Jadir Ferreira Dias Filho, J., Araujo, José Venâncio de Almeida Azevedo, D. de S., & Nunes de Carvalho Almeida, R. (2021). A IMPORTÂNCIA DE SOFTWARES SIMULACIONAIS E SUA ACEITAÇÃO AO DECORRER DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL EM MEIO A PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 306. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79675
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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