A Percepção dos Alunos Acerca das Aulas Online das Monitorias de Imunologia

Autores

  • Matheus Brasil Câmara Monteiro
  • Francisco Jerley Solon de Souza, Francisca Thalia Magalhaes Rodrigues
  • Emmanuelle Coelho Noronha

Resumo

Introdução: com o surgimento do novo coronavírus o mundo inteiro teve de se adaptar a uma nova realidade, na área de docência a utilização de plataformas, aplicativos e abordagens no formato online permitiu que pudesse se manter o ensino e manter a continuidade do semestre, tudo isso graças à Educação a Distância (EaD). No entanto diversas críticas foram feitas ao método deixando muitas dúvidas acerca da efetividade do EaD, então esse presente estudo tem o objetivo de avaliar a percepção dos alunos da UFC sobre a monitoria de imunologia ministradas à distância. Metodologia: Para a avaliação foi utilizada a plataforma do Google Forms, com um formulário de 6 perguntas (cinco fechadas e uma aberta) e espaço opcional para comentários, sendo as perguntas objetivas avaliadas de “muito ruim; ruim; regular; bom e muito bom”, que avaliaram alguns aspectos sobre a forma que as monitorias foram dadas e as percepções sobre o EaD. Resultados: tendo tido um total de 27 respostas dos alunos de duas turmas da UFC campus sobral, curso de medicina, os resultados mostraram que a maior parte dos alunos teve um proveito considerado “bom” ou “muito bom” no EaD, porém quando questionados sobre a preferência entre monitorias ministradas presencialmente ou à distância, dois terços dos alunos optaram por monitorias presenciais como mais efetivas. Dentre as dificuldades sentidas pelos alunos, as mais relatadas foram problemas com a conexão wifi e manutenção do foco pela tela de um computador ou celular. Conclusão: a maior parte dos alunos questionados conseguiram tirar um bom proveito e consideraram as monitorias de imunologia ministradas por EaD de boa qualidade, no entanto elas não são preferíveis quando comparadas com as monitorias ministradas presencialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Brasil Câmara Monteiro, M., Jerley Solon de Souza, Francisca Thalia Magalhaes Rodrigues, F., & Coelho Noronha, E. (2021). A Percepção dos Alunos Acerca das Aulas Online das Monitorias de Imunologia. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 310. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79679

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência