A relação entre a síndrome do seio do tarso e a lesão do ligamento talocalcâneo interósseo
Resumo
Introdução: O seio do tarso é uma região coniforme que contém várias estruturas, como gordura, anastomoses arteriais, cápsulas articulares, terminações nervosas e ligamentos, dentre elas, o ligamento talocalcâneo interósseo (LTCI), o qual atua na estabilização do tálus e do calcâneo. Consoante a isso, a lesão de tal ligamento pode estar relacionada com a síndrome do seio do tarso (SST), caracterizada por uma dor anterolateral persistente no tornozelo, resultante de lesões traumáticas e/ou de processos inflamatórios que culminam na compressão do nervo tibial posterior, o qual atravessa o túnel do tarso. Diante disso, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão literária sistemática sobre a correlação anatomoclínica do seccionamento do LTCI e a posterior aparição da SST. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura onde foram analisados artigos indexados nas bases de dados MEDLINE e SCIELO com os descritores: “syndrome”, “tarsal sinus”, “ligament” e “interosseous talocalcaneal”, sendo localizadas 7 publicações com melhor correspondência ao objetivo da pesquisa. Resultados e Discussão: Ressalta-se 3 pesquisas principais sobre tal eixo temático, sendo todas realizadas em pacientes de distintos sexos, etnias e idades e com diagnóstico pré-operatório de SST. Frey et al., constataram que 10/14 (71%) dos pés diagnosticados com SST apresentavam ruptura do LTCI. Lektrakul et al., diagnosticaram 18/42 pacientes com evidência clínica de SST por Ressonância Magnética (RM). Deste total, 11/18 (61%) detinham rupturas do LTCI e do ligamento cervical. Lee et al., mostraram ruptura parcial do LTCI em 29 casos (88%) através da técnica de artroscopia. Conclusão: Há indícios de que a ruptura do LTCI está diretamente associada com a SST. Além disso, a artroscopia e a RM podem ser utilizadas com finalidade diagnóstica para investigações de condições patológicas da articulação subtalar e do seio do tarso.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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