ATIVIDADES DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Marcílio Barros Fontes
  • Rosana Maria Alves Saboya

Resumo

A disciplina de Química Geral faz parte do núcleo de conteúdos básicos, exigida na formação de quase todas as engenharias. É uma disciplina obrigatória, composta de aulas teóricas e práticas, cursada no semestre inicial no Curso de Engenharia Elétrica, e como optativa para o Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral. É grande a quantidade de alunos que apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando evasão e/ou reprovações, devido às lacunas apresentadas em seu conhecimento durante o Ensino Médio. Neste contexto, as atividades de monitoria têm por objetivo auxiliar e estimular os alunos, em grupos ou individualmente, através de estudos dirigidos e solução de exercícios que reforce o processo de aprendizagem do conteúdo abordado em sala de aula. Esses encontros são realizados semanalmente em dias e horários predeterminados pelo professor em cada semestre. O monitor também auxilia o professor na preparação e execução dos experimentos durante as aulas práticas. Entretanto, devido ao isolamento social imposto pela Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e em atendimento ao disposto na Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020 do Ministério da Educação (MEC), houve substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais no semestre 2020.1. No dia 17 de março de 2020 as aulas presencias da UFC foram suspensas, sendo retomadas no dia 21 de julho de 2020 no formato remoto. Durante esse período as atividades de monitoria também tiveram que ser realizadas no formato digital. A monitoria foi de grande importância durante o período de preparação para a retomada das aulas, ajudando na comunicação com os alunos para estabelecimento da melhor plataforma para as aulas virtuais, na identificação dos alunos sem acesso a internet entre outros. O acompanhamento dos alunos pelos monitores nesse período não foi uma tarefa simples, mas foi de essencial para que a disciplina tivesse o melhor rendimento possível. Apoio: UFC

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Barros Fontes, M., & Maria Alves Saboya, R. (2021). ATIVIDADES DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 326. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79695

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência